quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Hoje DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS


Em 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos Estados Unidos, assistiu a um culto de Ação de Graças. Ficou tão impressionado, que declarou: "Quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". 

O versículo 1o do salmo 118 nos ensina a dar graças: "Aleluia! Celebrai o Senhor, porque ele é bom; pois eterno é seu amor".
A primeira festa de ação de graças data do século XVII, proveniente, talvez, dos tradicionais festivais de colheita realizados em várias partes do mundo desde a antigüidade. O Dia Nacional de Ação de Graças é comemorado na 4a quinta-feira de novembro, data em que as pessoas de todas as religiões dão graças pelas dádivas alcançadas.
O primeiro Dia de Ação de Graças americano aconteceu em 1621. A festa foi feita pelos colonos ingleses fundadores da colônia Plymouth, no estado de Massachusetts. Os convidados foram os índios da tribo Wampanoag. Em 1789, a data se tornou feriado por instituição do então presidente George Washington.
Em 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos Estados Unidos, assistiu a um culto de Ação de Graças. Ficou tão impressionado, que declarou: "Quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Sancionada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra a lei no 781, de 17/08/1949, instituiu no Brasil, pela primeira vez, o Dia Nacional de Ação de Graças. Essa lei foi alterada pela lei no 5.110, de 22/09/1966, assinada pelo presidente Castello Branco. Estabeleceu a comemoração na 4a quinta-feira de novembro.

Nenhum comentário: