segunda-feira, 24 de março de 2014

Projeto ‘Ensaiando Paulo Moura’ começa nesta 3ª.


A Prefeitura de São José do Rio Preto, em parceria com o Instituto Paulo Moura, dá início nesta terça-feira (25/03), às 19 horas, ao projeto ‘Ensaiando Paulo Moura’. A abertura será com uma palestra “Por dentro do Acervo Digital Paulo Moura”, no auditório Juan Bérgua, na sede da Prefeitura, com Halina Grynberg e Cliff Korman. Os dois irão falar sobre a obra de Paulo Moura, e apresentar o Instituto Paulo Moura. O instituto é um projeto virtual de divulgação da música instrumental brasileira a partir do acervo digital do artista. 
O projeto tem direção geral de Halina Grynberg e curadoria e direção musical de Myriam Taubkin e traz uma série de eventos em homenagem a Paulo Moura, com a participação de grandes músicos de diferentes gêneros musicais, com shows, oficinas, exibição de filmes e intervenções urbanas. O projeto faz parte da programação do aniversário de 162 anos de Rio Preto. 
A programação é gratuita. O patrocínio nacional é do BNDES, com co-patrocínio da CAIXA, Guaraná Poty e Shopping Cidade Norte. ‘Ensaiando Paulo Moura’ procura apresentar as principais vertentes musicais do artista: sua verve erudita, em composições para concerto de orquestra sinfônica; o caminho da big band, com arranjos do artista; e a veia popular e carioca, com a presença de instrumentistas notáveis do Rio de Janeiro, numa composição de sopros, cavaquinho, violão, bateria e contrabaixo, resultando em gafieira, sambas e choros. 
A curadoria do projeto se preocupou em reunir, além de artistas que compartilharam da música e da vida de Paulo Moura, artistas da atualidade que conduzem seu trabalho com uma visão que provavelmente se afinaria com a do homenageado. Um elenco que vai desde grupos da nova geração de música brasileira, passando por instrumentistas consagrados, bandas, até a participação de uma orquestra sinfônica. 
"Conheci Paulo Moura no final dos anos 1970, quando ele tocou com meu irmão, (o pianista) Benjamin Taubkin. Mas somente conheci Halina há dez anos, quando Paulo Moura participou do evento "Um sopro de Brasil", que reunia cerca de 250 músicos de sopro brasileiros. Eu e a Halina pensamos juntas e buscamos, mais do que uma homenagem, fazer deste evento uma oportunidade de transmitir o legado da obra do Paulo. Achei muito generoso da parte de Halina me entregar a direção musical deste projeto", afirma Myriam Taubkin. 
As Oficinas marcarão presença fundamental, tendo como referência o método desenvolvido por Paulo Moura para ensino da música instrumental e improvisos em grupo. O objetivo é dialogar com São José do Rio Preto através do convívio com os estudantes e professores de música, além de artistas da cidade e a população em geral. 
Com programação 100% gratuita, a ideia é mobilizar São José do Rio Preto, reunindo os músicos locais aos convidados de Rio e São Paulo, mesclando experiências e motivações criativas em eventos que se espalham por toda a cidade: ruas, igrejas, escolas de música, grupos espontâneos de choro, samba, vozes e cortejos. 

Confira a programação completa em São José do Rio Preto:

25 de março, terça feira, 19 horas
Auditório Juan Bergua, térreo – Avenida Alberto Andaló, 3030 
Palestra “Por dentro do acervo digital Paulo Moura”, com Halina Grynberg e Cliff Korman. Apresentação do Instituto Paulo Moura, projeto virtual de divulgação da música instrumental brasileira a partir do acervo digital do artista. 

26 a 28 de março, de quarta feira à sexta feira, das 14 às 17 horas 
Casa de Cultura Dinorath do Valle 
Praça Cacilda Becker, s/n - Vila Universitária – Fone: 3226-3366 

Oficina “Ritmos e cantos das tradições do Sudeste” – preparação e percepção compartilhada dos principais ritmos e cantorias originais de São Paulo e Rio de Janeiro. 
Preparadores: Marcos Suzano, Denis Duarte, Mauricio Badé, Sapopemba e Ari Colares. 

Oficina “Vamos tocar na banda” - composições de Paulo Moura, com arranjos inspirados em sua pratica de ensino para bandas. 
Direção: Cliff Korman 
Assessoria: Daniela Spielmann 

26 de março, 9h30
Cine Centerplex – Shopping Cidade Norte
Exibição do documentário “Paulo Moura, Alma Brasileira”

26 de março, 18 horas 
Sé Catedral de São José 
Rua Siqueira Campos, 3033 – Centro - Fone: 3234-4879 
Celebração litúrgica e musical - músicas religiosas com arranjos de Paulo Moura, Paulo de Tarso e Wagner Tiso, para piano e Coral. Piano e regência: Paulo de Tarso 
Apresentação da pianista Clara Sverner – no programa H.Villa-Lobos – “Impressões seresteiras” e “Prelúdio da Bachiana n° 4”; Eduardo Souto – “Despertar da Montanha”; C.Debussy – “Clair de Lune”; F. Chopin – “Prelúdios n° 17 e n° 18”; Chiquinha Gonzaga – “Bionne” e “Atraente”; E. Nazareth – “Odeon” 

27 de março, 20 horas 
Teatro Municipal Paulo Moura 
Avenida Duque de Caxias, s/n - Fone: 3224-0024 
Apresentação de “Arredores da Lapa”, de Paulo Moura, com a Orquestra Jovem Tom Jobim, regida por Heitor Fujinami. Peça para percussão e orquestra. Solista: Marcos Suzano 
Apresentação de “Fantasia Urbana”, de Paulo Moura. Peça para sax alto e orquestra. Solista: Dilson Florencio 
Apresentação de quatro arranjos sinfônicos de canções da tradição popular brasileira – “Olelê”, “Tamborim”, “No bater” e “Alvoradinha”. Arranjos: Thiago Costa e Rodrigo Morte. Convidados: Benjamim Taubkin (piano e Clareira), João Taubkin (contrabaixo), e Ari Colares, Neusa de Souza, Mazé Cintra, Verlúcia Nogueira e Sapopemba (vozes e percussão). 

Convites devem ser retirados com
 30 minutos de antecedência.

28 de março, 20 horas 
Teatro Municipal Paulo Moura 
Avenida Duque de Caxias, s/n 
Tel: (17) 3224-0024 
“Afroelectro”: Apresentação de Felipe Roseno (bateria); Mauricio Badé (canto e percussão); Denis Duarte (canto, percussão e programação); Michi Ruzitschka (guitarra); Meno Del Picchia (contrabaixo). 
“Mistura e Manda”: Apresentação de Léo Gandelman, Carlos Malta, Dirceu Leite e Humberto Araújo (sopros); Henrique Cazes (cavaquinho); Charles da Costa (violão); Luiz Alves (contrabaixo) e Ajurinã Zwarg (bateria). Arranjos de Carlos Malta, Humberto Araújo e Henrique Cazes para composições de Paulo Moura. 

Convites devem ser retirados com
 30 minutos de antecedência.

29 de março, 10 horas 
Calçadão 
Cortejo de rua, conclamação à população da cidade para se unir aos artistas e alunos das oficinas em cantos, batuques e audição da banda no palco da Praça Rui Barbosa. 

29 de março, 20 horas
Shopping Cidade Norte
Coral Paulista Ensemble – regência de Paulo de Tarso.

Nenhum comentário: