segunda-feira, 24 de março de 2014

‘Ensaiando Paulo Moura’ tem palestra nesta terça


O projeto ‘Ensaiando Paulo Moura’, que retrata a carreira musical e a vida do músico rio-pretense, tem estreia oficial nesta terça-feira (25/03), com uma palestra para apresentação do Instituto Paulo Moura, um projeto virtual de divulgação da música instrumental brasileira a partir do acervo digital do artista. As atividades que integram o projeto seguem até o dia 29 de março.
Intitulada ‘Por dentro do acervo digital Paulo Moura’, a palestra será realizada no São Nobre da Prefeitura, a partir das 19 horas e ministrada por Halina Grynberg e Cliff Korman.
Além de São José do Rio Preto, a programação do projeto também será realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em todas as cidades a programação é gratuita.
‘Ensaiando Paulo Moura’ procura apresentar as principais vertentes musicais do artista: sua verve erudita, em composições para concerto de orquestra sinfônica; o caminho da big band, com arranjos do artista; e a veia popular e carioca, com a presença de instrumentistas notáveis do Rio de Janeiro, numa composição de sopros, cavaquinho, violão, bateria e contrabaixo, resultando em gafieira, sambas e choros. 

 Paulo Moura

Nascido em São José do Rio Preto, São Paulo, filho caçula do clarinetista e mestre de banda Pedro Moura, Paulo Moura (1932-2010) começa a estudar piano e a atuar na orquestra do pai ainda adolescente, já tendo dois irmãos trompetistas e um trombonista. Finda a Segunda Guerra, muda com os pais para o Rio de Janeiro, passando a morar na Tijuca. Graduado como clarinetista na Escola Nacional de Música, inicia sua carreira profissional tocando nas gafieiras da Praça Tiradentes, e em bailes como integrante das orquestras de Osvaldo Borba, Zacharias, e mais tarde Severino Araújo. Em 1956, grava o Moto Perpétuo, de Paganini, seu primeiro 78 rpm como solista. Trabalhou na Rádio Nacional como instrumentista e arranjador, entrou como clarinetista para a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal e gravou, em 1959, o LP Paulo Moura interpreta Radamés Gnattali, com músicas compostas especialmente para ele. Nas décadas seguintes, em inúmeros LPs, CD’s e apresentações, no Brasil e no exterior, com múltiplos parceiros e alternando ritmos variados, tornou-se nas palavras de Zuza Homem de Melo “aquele que pode ser considerado o representante máximo da música instrumental brasileira”.


Palestra Por dentro do
 acervo digital Paulo Moura
Data: 25/03
Hora: 19 horas
Local: Salão Nobre da Prefeitura - Av. Alberto Andaló, 3.030.
Informações: 3203-1214.

Nenhum comentário: