sábado, 29 de março de 2014

‘Ensaiando Paulo Moura’ encerra atividades com cortejo de rua e coral


O projeto ‘Ensaiando Paulo Moura’, que faz reverência ao legado do clarinetista e compositor Paulo Moura, encerra suas atividades neste sábado, dia 29 de março, com um cortejo de rua e a apresentação do coral Paulista Ensemble. O cortejo, que tem início às 10 horas, será realizado na Praça Rui Barbosa. Já a apresentação do coral está marcada para as 20 horas e será realizada no Shopping Cidade Norte.
Na Praça Rui Barbosa, as apresentações ficam por conta dos alunos das oficinas ‘Ritmos e Cantos Tradicionais do Sudeste’ e ‘Tocar na Banda’, ambas ministradas na Casa de Cultura Dinorath do Valle.
A oficina ‘Ritmos e Cantos Tradicionais do Sudeste’ tem como foco os principais ritmos e cantorias originais de São Paulo e Rio de Janeiro. Os preparadores são Ari Colares, Denis Duarte, Marcos Suzano, Mauricio Badé e Sapopemba.
Já a oficina ‘Tocar na Banda’ tem direção de Cliff Korman e aborda composições de Paulo Moura com arranjos inspirados em sua prática de ensino para bandas.
Durante as oficinas, os participantes vivenciaram a prática instrumental de conjunto tendo como referência o método desenvolvido por Paulo Moura, grande compositor, arranjador, saxofonista e clarinetista brasileiro de choro, samba e jazz nascido em 1932, em Rio Preto e falecido em 2010.
‘Ensaiando Paulo Moura’ procurou apresentar as principais vertentes musicais do artista: sua verve erudita, em composições para concerto de orquestra sinfônica; o caminho da big band, com arranjos do artista; e a veia popular e carioca, com a presença de instrumentistas notáveis do Rio de Janeiro, numa composição de sopros, cavaquinho, violão, bateria e contrabaixo, resultando em gafieira, sambas e choros. 
Coral Paulista Ensemble 
Com a apresentação do coral Paulista Ensemble, o projeto ‘Ensaiando Paulo Moura’ encerra suas atividades em São José do Rio Preto. O evento, que terá início às 20 horas, será realizado no Shopping Cidade Norte.
O coral possui 40 integrantes, divididos em quatro vozes (soprano, contralto, tenor e baixo) e tem como finalidade levar ao público, na forma de concertos, a melhor música coral erudita, executada em vários idiomas.
Segundo o maestro Paulo de Tarso, que é regente do concerto, a apresentação deverá durar cerca de uma hora e será eclética. “O repertório será variado, com músicas sacras, eruditas e populares, para agradar os diversos públicos”, comenta.
A apresentação será no saguão principal do shopping. A entrada é gratuita.

Cortejo de Rua – Apresentação das oficinas
 ‘Ritmos e Cantos Tradicionais do Sudeste’ 
e ‘Tocar na Banda’
Data: 29/03
Local: Praça Rui Barbosa
Horário: 10 horas.

Apresentação do Coral Paulista Ensemble
Dia: 29 de março
Local: Shopping Cidade Norte - Avenida Alfredo Antônio de Oliveira, 2.077 – Jardim Planalto.
Horário: 20 horas.

Nenhum comentário: