sábado, 13 de julho de 2013

Gostei e repasso PRIVACIDADE NA INTERNET


PRIVACIDADE NA INTERNET
 (leia o texto, perca um pouco do seu tempo e 
se informe e evite futuras dores de cabeça)

0 - Evite se identificar com seu nome completo ou real, pense em criar um NickName (Apelido).
1 - Cuidado com o que você informa nas redes sociais
Não há problema nenhum em manter um blog pessoal ou páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, etc), mas você deve fazê-lo com bom senso, evitando disponibilizar informações que revelem muito sobre a sua vida. 
Neste sentido:
A) Cuidado ao informar os lugares que você frequenta
Hoje, é muito fácil deixar claro os lugares que você frequenta por meio de fotos ou check-ins no Facebook ou no Foursquare, por exemplo. Se você faz questão de usar estas ferramentas, procure informar apenas lugares públicos que são bastante frequentados, como shoppings ou parques. Evite informar lugares mais reservados, como chácaras, condomínio onde reside ou estabelecimentos pequenos, que por serem menos acessados facilitam a sua identificação.
Quando possível, restrinja o acesso às informações de localização apenas aos seus amigos. Além disso, considere fazer check-in ou publicar fotos quando estiver saindo do local, em vez de fazê-lo na chegada.
Por fim, ao viajar, não divulgue os detalhes de seu roteiro, de forma que qualquer pessoa possa saber exatamente onde você estará ou por quanto ficará longe de sua residência.
B) Não deixe claro a sua situação financeira
Não é uma boa ideia revelar os bens que você ou a sua família tem, assim como qualquer outra informação que deixe claro a sua situação financeira. Criminosos também acessam a internet e, portanto, você pode acabar sendo vítima de assaltos ou mesmo sequestros.
C) Tenha critério com as suas fotos ou vídeos
As fotos (ou vídeos) que você publica nas redes sociais também podem revelar muito sobre você. Por isso, evite:
» Disponibilizar fotos que mostrem a entrada de sua casa ou exibam qualquer característica que permite identificá-la, orientação especialmente útil em cidades pequenas;
» Da mesma forma, evite publicar fotos que permitam identificar com precisão o endereço de onde você estuda ou trabalha;
» Mostrar fotos de carros que pertençam a você ou à sua família (lembre-se da dica B).
Se inevitável, evite mostrar a placa do veículo;
» Publicar fotos de parentes ou amigos sem autorização destes. Não é recomendável divulgar imagens de filhos pequenos, mas se optar por fazê-lo, ao menos evite registrar situações que facilitem a sua localização, como fotos com um uniforme que deixe claro em que escola a criança estuda;
» Divulgar fotos excessivamente sensuais ou que possam te causar constrangimento em situações cotidianas.
D) Utilize as configurações de privacidade da rede social
Dependendo da rede social, você consegue determinar quais informações seus contatos podem acessar por meio das configurações de privacidade. Por isso, dedique algum tempo para entender como estes recursos funcionam para limitar as informações mais importantes sobre você apenas a quem lhe é íntimo.
2 - Eviter responder provocações, intimidações ou ameaças
Se você receber provocações, intimidações, ameaças ou qualquer coisa do tipo em comentários de blogs, e-mails ou redes sociais, por exemplo, evite responder. Você pode cair em discussões desnecessárias, prejudicar a sua imagem por causa das palavras usadas ou mesmo deixar vazar informações particulares por causa da tensão do momento.
Neste sentido, não haja de "cabeça quente". Se não puder ignorar o assunto, reserve algum tempo para se acalmar e tratar da questão com mais racionalidade.
Caso se sinta seriamente ameaçado, humilhado ou prejudicado de alguma forma, é expressamente recomendável guardar uma cópia de tudo e procurar auxílio das autoridades legais.
3 - Mude as suas senhas periodicamente, principalmente de e-mails e redes sociais
Apesar de não ser uma tarefa fácil, a sua senha pode ser descoberta de várias maneiras: por meio de keyloggers, isto é, programas ocultos que capturam tudo o que é informado pelo teclado, falhas de segurança no serviço em questão ou mesmo pela simples observação da digitação da senha.
Acredite, situações como estas não são raras. Se alguém tiver interesse em conhecer seus hábitos e conseguir a senha de seu e-mail, por exemplo, poderá observar tudo o que você recebe e envia sem se manifestar. Por isso, é recomendável alterar suas senhas regularmente, pelo menos a cada 3 meses, já que a nova combinação cortará o acesso de um possível invasor.
Também evite usar a mesma senha para tudo. Se você se cadastrar em um site desconhecido, o responsável por aquela página poderá usar o e-mail e a senha que você informou na inscrição para tentar acessar sua caixa de mensagens. No entanto, se você informar uma senha diferente no cadastro, ele não terá êxito.
Você pode obter mais orientações sobre senhas aqui.
4 - Não envie seu currículo de maneira indiscriminada
Na procura por uma colocação no mercado de trabalho, é comum pessoas enviarem seus currículos para várias empresas. No entanto, deve-se ter cuidado com esta prática, pois este documento diz muito sobre você.
Ao mandar currículos, faça uma busca na internet para verificar se a empresa pretendida é idônea. Se a companhia oferecer em seu site um serviço de cadastro de currículos, leia a declaração de privacidade para saber de que as suas informações são tratadas.
Se tiver uma página pessoal, também não é uma boa ideia disponibilizar seu currículo de maneira detalhada. Prefira relatar suas experiências profissionais ou suas conquistas acadêmicas. Repasse mais informações apenas quando uma empresa de seu interesse entrar em contato com você.
5 - Cuidado com sites que pedem muitas informações
É comum - até em sites conhecidos - o usuário tentar se cadastrar e encontrar um enorme formulário. Se a empresa não deixar claro o motivo pelo qual pede tantos dados (e geralmente não deixa), evite a inscrição ou, se possível, preencha a menor quantidade de campos possível.
É necessário ter mais cuidado ainda se o site exige informações bancárias, como número de cartão de crédito, sem que, para tanto, você tenha intenção de adquirir produtos ou serviços pagos da empresa.
Cuidado com formulários que pedem informações em excesso
Se não tomar cuidado com estes cadastros, não demorará muito para você receber ofertas de assinaturas de revistas, cartão de crédito e outros em seu e-mail ou mesmo telefone. Além disso, há ainda o risco de suas informações serem repassadas a golpistas.
6 - Não acredite em tudo o que chega até você pela internet
A internet está cheia de hoaxes, isto é, de boatos, por isso, você não deve compartilhar ou clicar em tudo o que chega ao seu e-mail ou ao seu perfil em uma rede social, mesmo quando o emissor é uma pessoa conhecida.
Conteúdo do tipo pode conter links para malwares ou para sites falsos, que se passam por um serviço novo ou por uma petição on-line, por exemplo, para capturar dados. Além disso, no caso de notícias falsas, o seu simples compartilhamento pode causar constrangimentos a você.
7 - Atenção redobrada com as compras on-line
Comprar pela internet é uma grande comodidade, mas também requer cuidado, afinal, trata-se de um processo que envolve não só os seus dados pessoais como também o seu dinheiro.
Dê preferência a lojas on-line renomadas. Se encontrar um produto que te interessa em um site desconhecido, antes de se cadastrar e efetuar a compra, pesquise por opiniões sobre a loja em sites de busca ou em serviços especializados, como o Reclame Aqui.
Também é importante verificar se a loja oferece uma declaração de privacidade on-line e se a página com o formulário faz com que o símbolo de um cadeado seja exibido no navegador. Se isso não ocorrer, é recomendável não concluir a compra, pois o cadeado indica que o site está criptografando o envio de suas informações, dando uma camada de segurança importante ao processo.
Desconfie também de preços muito vantajosos, sites que não oferecem atendimento telefônico, produtos com erros ortográficos em sua descrição, ausência de informação de prazo de entrega e assim por diante. Veja mais orientações sobre compras on-line aqui.
8 - Não adicione qualquer um
Para alguém mal intencionado, simplesmente saber que você está on-line ou não pode ser uma informação importante. Por isso, evite adicionar pessoas que você desconhece em serviços de mensagens instantâneas ou redes sociais.
Se, por gentileza da sua parte, você aceitar adicionar alguém que você conhece, mas tem pouca intimidade, é recomendável verificar se o serviço possui configurações que permitam definir quais contatos podem ter acesso a determinadas informações de sua conta, tal como as fotos.
9 - Bastante cuidado ao usar computadores públicos
Você deve evitar ao máximo usar serviços que exigem login em computadores públicos (da escola, faculdade, biblioteca, lan house, etc), mas se for inevitável, atenção ao seguinte:
» Evite deixar arquivos com suas informações na máquina, por exemplo, um trabalho acadêmico que tenha seus dados. No caso de documentos muito importantes, é recomendável o uso de senhas sempre que possível. Esta orientação é útil inclusive para manter a informação em sigilo caso você perca o CD ou pendrive em que guarda o arquivo;
» Certifique-se de que o navegador de internet não está programado para salvar senhas automaticamente. Se o programa (ou o site) perguntar se você deseja que ele guarde sua senha ou seu login, clique em Não ou equivalente;
» Após acessar serviços de e-mail, redes sociais ou qualquer página em que tenha feito login, use o link/botão de nome Fechar, Logoff, Logout, Sair ou qualquer outro que sirva para encerrar o seu uso. Não é recomendável simplesmente fechar o navegador de internet, já que este pode manter suas informações de login por algum tempo, mesmo quando em desuso.
» Atualmente, os principais navegadores de internet oferecem um modo de navegação privada (InPrivate no Internet Explorer, Janela Anônima no Google Chrome e assim por diante). É uma boa ideia fazer uso desta opção, pois o recurso não deixa "rastros" de sua navegação, sendo especialmente útil em computadores públicos.
10 - Use antivírus e softwares atualizados
Pode parecer uma dica óbvia, mas é importante utilizar um antivírus em seu computador, assim como instalar as atualizações de seu sistema operacional ou dos softwares que você utiliza. Isso porque, por mais cuidado que você tenha, há malwares que exploram falhas de segurança do computador, sendo que muitos deles têm justamente a finalidade de capturar dados sigilosos.
Uma vez escolhido o seu antivírus, é importante mantê-lo atualizado e realizar varreduras periodicamente - no mínimo, uma vez por mês. Dê preferência a soluções que agregam outras proteções, como firewall e escaneamento automático de arquivos baixados da internet.
Finalizando
Não é necessário ficar "paranoico(a)" com a sua segurança e com a confidencialidade de suas informações na internet, mas todo cuidado é pouco, por isso, mantenha-se sempre informado e não se limite às dicas dadas aqui. É importante não só tomar precauções, como também orientar amigos e parentes sobre os riscos existentes na internet, principalmente ao notar que alguém próximo de você está se expondo demais.
Todos estes cuidados podem parecer tediosos inicialmente, mas são procedimentos simples e praticá-los certamente te ajudará a evitar futuros transtornos.

Nenhum comentário: