sexta-feira, 26 de abril de 2013

Parabéns à você, nesta data querida, muitas.... e Santo do dia de hoje Santo Anacleto


AILA BETINA AZENHA,
CARLOS LUIZ PLAZAS,
JOAQUIM SOUZA BONFIM,
JULIA CELIA DA CRUZ MARQUES DE OLIVEIRA,
LUIS HENRIQUE TERRUGGI,
LUIZ GUSTAVO CASSEB,
MARIA TEREZA COVECI MENUZZO,
NANY FADIL,
REGINALDO ELIAS GABRIEL,
RODNEY RIBEIRO e
SONIA MARIA BESSA BERGAMO.

*****
Santo do dia de hoje

Santo Anacleto

Eis uma curiosidade com relação ao santo venerado nesta data: seus dados biográficos se embaralharam ao serem transcritos século após século.
Papa Anacleto teve sua vida contada como se ele "fosse dois": papa Anacleto e papa Cleto, comemorados em datas diferentes, 26 de abril e 13 de julho.
O engano, que passou também pelo cuidadoso Barônio, parece ter sido de um copista, que teria visto abreviado em alguma lista dos papas o nome de Anacleto por Cleto e julgou que deveria colocar novamente o nome apagado de Anacleto sem excluir a abreviação. Após a revisão dos anos 1960, como conseqüência dos estudos de Duchesne, verificou-se que se tratavam da mesma pessoa e a data de julho foi eliminada.
Ele foi o segundo sucessor de são Pedro e foi o terceiro papa da Igreja de Roma, governou entre os anos 76 e 88. Anacleto nasceu em Roma e, durante o seu pontificado, o imperador Domiciano desencadeou a segunda perseguição contra os cristãos.
Ele mandou construir uma memória, isto é, um pequeno templo na tumba de São Pedro. Morreu mártir no ano 88 e foi sepultado ao lado de são Pedro.

*****

Mensagem do dia

Não pergunteis o que o vosso país pode fazer 
por vós; e sim, o que podeis fazer 
por ele. (Presidente Kennedy).

Boa sexta-feira cheia de 
saúde, paz e amor.
Saudações e 
abraçosSR!!!!!
.....
....
...
..
.

Nenhum comentário: