segunda-feira, 22 de abril de 2013

Começam implantes dentários em pacientes SUS

Teve início nessa segunda-feira (22/04) a realização de implantes dentários, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), serviço sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto. O prefeito Valdomiro Lopes da Silva e a secretária-adjunta da Saúde, Teresinha Aparecida Pachá, participaram da solenidade de lançamento do programa.
A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, é a primeira do gênero no estado de São Paulo e a terceira cidade do País a oferecer esse tipo de atendimento.
O programa prevê o atendimento de 60 pacientes por mês, sendo que cada pessoa poderá realizar até seis implantes, caso seja necessário, segundo preconiza o Ministério da Saúde.
“É um grande avanço para o município, pois o projeto vai atender principalmente pacientes que não podem ser atendidos por outros métodos, já utilizados pelo município, como as próteses”, afirmou o prefeito.
O primeiro usuário SUS a ser submetido ao novo método foi um homem, residente em Rio Preto, que recebeu três implantes dentários.
Segundo a coordenadora de reabilitação da Secretaria de Saúde, Neuseli Lamari, o município já realiza próteses totais e parciais em resina acrílica, além de próteses intrarradiculares, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas, localizada em anexo a UBS Central.
“Esse novo tipo de reabilitação será realizada por meio do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde”, afirma a coordenadora. O investimento é de aproximadamente R$ 500 mil.
Para ser atendido, os usuários SUS deverão procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e agendar consulta com o dentista, que vai analisar e realizar o encaminhamento para o Centro de Especialidades, se for necessário.
Implantes
De acordo com a coordenadora do CEO, Dra Heloisa A. Ap. Garcia Amaral, os implantes dentários são realizados por meio da fixação de um parafuso de titânio no osso (maxila ou mandíbula) para substituir a raiz do dente.

Nenhum comentário: