quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Histórias de Monteiro Lobato são destaques na “Hora do Conto” e Fundo Social entrega diplomas


O projeto “Hora do Conto”, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, retoma suas atividades nesta quinta-feira (2/8). Neste mês de agosto, quem participa do projeto é a pedagoga Adriana Nhani, que irá trabalhar com lendas folclóricas. As atividades seguem todas as quintas-feiras do mês, às 15 horas, no Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa.
 Em comemoração ao mês do folclore brasileiro, serão trabalhados algumas lendas e mitos da cultura popular. A contação de histórias também vai incluir os textos do escritor Monteiro Lobato, entre eles “A Pílula Falante”, “O Nascimento do Visconde”, além de alguns trechos retirados do livro “O Saci”.
 Para aguçar o imaginário das crianças, a pedagoga irá utilizar um baú, com diversos objetos que fazem referência às histórias dos personagens do “Sítio do Pica-pau Amarelo”, como, por exemplo, o pó de pirlimpimpim. Para contar as histórias, Adriana estará vestida de Emília, personagem da obra.

“Hora do Conto”, com Adriana Nhani
Data: 2, 9, 16, 23 e 30 de agosto
Horário: 15 horas
Local: Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública Municipal 
Dr. Fernando Costa – Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1º andar – Centro
Informações: (17) 3202-2316

Fundo Social entrega 
diplomas nesta quinta 

O Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, por meio do Programa de Formação Profissional, e em parceria com o Senac Rio Preto, realiza nesta quinta-feira (02/8), às 19h30, a formatura da 2º Turma do Curso de Auxiliar de Escritório. A entrega dos certificados aos 22 formandos será feita pela presidente do Fundo Social, primeira dama Eliana Lopes, no auditório do Senac - rua Jorge Tibiriçá, 3518, Santa Cruz.
O curso teve a participação de jovens com idades entre 14 e 21 anos, estudantes do ensino fundamental. A metodologia do curso desenvolvida pelo Senac, em parceria com profissionais da Escola Viva e Fundo Social, teve como objetivo favorecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como trabalho em grupo, discussão de casos, debates, jogos e vivências, simulações, proposição de problemas, discussão de vídeos, entre outras que estimule a crítica, a criatividade e a tomada de decisão.
Os jovens foram qualificados e capacitados para ingressarem no mercado de trabalho. Eles saem com conhecumimento sobre: Mercado de trabalho e empregabilidade; Marketing pessoal na busca de oportunidades e trabalho; os recursos linguísticos como ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional; Interpretação e produção textual; Representações dos números e diferentes procedimentos de cálculos;  Unidades de medidas padronizadas; Criação de tabelas, análise e interpretação de gráficos; A responsabilidade e a ética nas rotinas e processos básicos de escritório; Perfil profissional do escritório; A tecnologia como aliada dos processos administrativos; A organização como ferramenta de controle dos processos; A importância e a diversidade das rotinas e processos básicos de apoio aos serviços de escritório.
Em 2011, o Programa de Formação Profissional do Fundo Social formou a 1ª Turma, no curso de Assistente Administrativo com Informática, com 21 alunos também em parceria com a Escola SENAI Antonio Devisate.

Nenhum comentário: