O programa Unidos no Esporte retoma as aulas nesta quarta-feira (1/08). O projeto, que atende jovens portadores de necessidades especiais, é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). São oferecidas atividades físicas e recreativas para 250 alunos portadores de deficiência.
As aulas são às quartas-feiras no Complexo Esportivo Antônio Carlos Natalone. As atividades esportivas oferecidas são: basquete, futsal, voleibol, natação, caminhada e outros. Além de oferecer recreação, aulas de dança e oficinas culturais.
“O trabalho do Unidos no Esporte é importante para inclusão dos alunos, socialização, a melhoria do condicionamento físico, auxilio na flexibilidade, equilíbrio e a coordenação motora que ajuda uma melhor qualidade de vida”, comentou a coordenadora do Departamento de Esportes Comunitários, Cléa Márcia M. Bernardelli.
Podem participar alunos das escolas Renascer, APAEs - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Potirendaba,de Mirassol, Icém, Autista Rio Preto, Cemes Rio Preto - Centro Municipal de Ensino Supletivo e Instituto Rio-pretense dos Cegos Trabalhadores.
As aulas são gratuitas, às quartas-feiras, das 8h30 às 10h e das 15h00 às 16h30.
Semana do capoeirista
faz aula na Praça
Nesta quinta-feira (2/08), às 9 horas, na Praça Dom José Marcondes, acontece uma roda de capoeira com alunos especiais em homenagem ao Dia do Capoeirista. O evento faz parte da Semana do Capoeirista, promovido pelo SESC de Rio Preto, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).
Durante a roda de capoeira, o Professor Amaury Semedo, conhecido como largatixa, vai apresentar a capoeira desenvolvida com pessoas portadoras ou não de deficiência. “Este evento foi criado para mostrar a força que a capoeira tem como veículo educacional, social, inclusivo e cultural que a capoeira tem em nossa cidade” informa Amaury Semedo. O evento é aberto ao público.
O dia do Capoeirista é comemorado dia 3 de agosto. A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos com influência indígena. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade.
Semana do Capoeirista
Quarta-feira (1/08) às 19 horas
– Abertura no SESC, com um documentário
sobre a história do Brasil e da capoeira.
Quinta-feira (2/08) das 9 horas às 10h30
– Aula aberta de capoeira com as crianças
na Praça Dom José Marcondes.
Sexta-feira (3/08) às 19h30
– Roda de capoeira no SESC com a
presença de capoeiristas da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário