quinta-feira, 14 de junho de 2012

Prefeito anuncia chegada da Havan e queda no preço das frutas provoca deflação em Rio Preto


O prefeito Valdomiro Lopes anunciou hoje (14/06) junto com o empresário Luciano Hang, diretor-presidente da Havan, a data de inauguração do empreendimento em São José do Rio Preto. “Nós criamos uma série de projetos para o futuro da cidade e a vinda da Havan faz parte dos grandes negócios que a cidade pode atrair”, destacou Valdomiro.
 A Havan Rio Preto, que vai integrar a rede de 40 lojas de departamentos do grupo, será inaugurada no dia 14 de julho, às 10 horas, na Avenida José Munia. A loja, com ampla e moderna estrutura, está sendo construída ao lado do Shopping Plaza. “O prefeito Valdomiro nos deu total apoio e a certeza de que Rio Preto é uma cidade que sabe receber empreendimentos novos”, destacou Hang.
 O empreendimento tem 10 mil metros quadrados e é resultado de um investimento de R$ 20 milhões, que vai gerar 200 novos empregos diretos, inicialmente. A filial será totalmente climatizada e terá, ainda, uma cafeteria, 300 vagas de estacionamento (sendo a maior parte delas coberta), escada rolante e elevador. O acesso de veículos será frontal e lateral.
 Hang destacou que o poder público facilitou o processo de seleção dos funcionários com a parceria que resultou na contratação de 200 funcionários através da Secretaria do Trabalho e Emprego. “Serão todos funcionários de Rio Preto. Apenas o gerente geral será nosso”, informou o empresário.
 A Havan tem 40 unidades em Santa Catarina (onde está também a matriz, na cidade de Brusque), no Paraná e em São Paulo. Lançou recentemente um projeto em Várzea Grande (Região Metropolitana de Cuiabá/MT). É considerada a rede de lojas de departamentos mais completa do Brasil e suas megalojas têm tamanhos que chegam a 30 mil metros quadrados. Nelas os clientes encontram um mix de mais de 100 mil itens de produtos nacionais e importados, nos setores de moda (feminina, masculina, infantil, fitness, praia e íntima), artigos de cama/mesa/banho, eletrodomésticos/eletroeletrônicos, tapetes/cortinas, decoração, brinquedos, bazar, camping, entre outros.
 A loja em São José do Rio Preto segue o “Padrão Havan 2020”, que alia modernos conceitos de arquitetura e visual merchandising, inspirados nos maiores centros de consumo mundiais. O espaço físico, layout, expositores e as tecnologias aplicadas nas unidades da Havan são projetados para aliar conforto e praticidade às compras. A nova filial no interior paulista seguirá o conceito da rede, tanto no mix de produtos, como na política de preços baixos e nas condições de pagamento (em até 10 vezes sem entrada e sem juros). “As mulheres vão ficar encantadas, pois temos bons produtos, qualidade e preço baixo”, avalia Hang.
 A Havan pretende conquistar o público de Rio Preto com o diferencial de qualidade aliado aos preços baixos e à variedade de produtos. “Conseguimos levar estas vantagens para as regiões do Brasil onde temos lojas porque estamos sediados em Santa Catarina, um dos maiores polos têxteis da América Latina, reconhecida por fabricar produtos de alta qualidade e baixo custo e também porque produzimos muito daquilo que oferecemos em nossas filiais”, destacou ainda.
 O projeto em Rio Preto é o terceiro da rede no Estado de São Paulo. Em janeiro a Havan inaugurou uma unidade em Presidente Prudente e, no dia 26 de maio, abriu uma filial em Araçatuba. Na mesma data em que apresentou o projeto em São José do Rio Preto, a Havan fez o lançamento de um empreendimento em São Carlos. Outras cidades no interior paulista estão mapeadas para receber investimentos da Havan, a exemplo de Ribeirão Preto, Limeira, Campinas, Franca, São José dos Campos e Bauru. A previsão da Havan é encerrar o ano com 50 megalojas em diversas regiões do País.
 Assim como as demais filiais da rede, a Havan São José do Rio Preto será movida a energia verde, produzida pelo Grupo Havan, através de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) mantidas no Sul do Brasil. Preocupada com a preservação ambiental, há vários anos a Havan investe na geração própria e agora está interligando todas as lojas ao sistema de distribuição nacional de energia. As duas PCHs mantidas pelo Grupo Havan em Santa Catarina geram volumes que superam o consumo das 40 filiais da rede. Nesta modalidade, a energia é produzida sem desgastes ambientais, utilizando a própria calha do rio para contenção da água e acionamento das turbinas geradoras. A empresa também tem participação em usinas geradoras no Rio Grande do Sul e planeja investir em mais seis novos projetos neste dois Estados nos próximos anos.
 O prefeito Valdomiro Lopes ressaltou que já há tratativas para a Havan instalar uma segunda loja na cidade a médio prazo. “A Prefeitura de Rio Preto está de braços abertos para esse tipo de investimento. Seja bem-vinda Havan”, frisou.

Queda no preço das frutas 
provoca deflação em Rio Preto

A Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Inovação e Tecnologia de São José do Rio Preto divulgou hoje (14/06) o IPC - Índice Municipal de Preços ao Consumidor e revelou que em maio houve deflação em Rio Preto. O preço das frutas foi o principal indicador da deflação, se acordo com a economista Emília Leme. O IPC-Geral foi -0,017%, enquanto o IPC da terceira idade foi de -0,033%.
 “Os produtos do grupo da alimentação tiveram a maior contribuição na queda do IPC, com -0,239%, o índice do grupo ficou em -0,707%”, afirma Emília. A redução maior foi entre as frutas como o mamão, que teve variação de -33,79%, a tangerina com -24,58% e uva com -21,46%.
 A pesquisa completa dos IPC Geral e da Terceira Idade está disponível no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, na página da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, setor de Estudos Socio-econômicos.

Nenhum comentário: