sexta-feira, 15 de junho de 2012

Atletas de São José do Rio Preto no Circuito Brasil Paralímpico de Atletismo e Natação


Neste sábado (16/06) e domingo (17/06), oito atletas SMEL/CAD/VETNIL participam da 1ª Etapa Nacional do Circuito Brasil Paralímpico de Atletismo e Natação, na capital paulista. Os atletas que representam o município são: Ana Tércia Soares, Claudiney Batista dos Santos, Edilson Béssimo Neves, Rafael Cerqueira Nunes, Jaqueline Cássia Novelli, Viviane de Lima Cardoso, Gregório Maioli Lopes, Reginaldo Cardoso da Silva.
 Os destaques da equipe são: a atleta Ana Tércia Soares, e o atleta Claudiney Batista dos Santos, que estão cotados para representar o Brasil, em Londres. Será o último evento que os paratletas rio-pretenses disputarão, antes da convocação.
 A atleta Ana Tércia Soares, deficiente visual, e velocista paralímpica, correrá os 100, 200 e 400m rasos da classe T12. “Ana acredita garantir o 1º lugar no Ranking Brasileiro nas 3 provas e chegar à 6ª colocação do Ranking Mundial. Para isso, ela precisa marcar 12:80seg nos 100m, 26:70seg nos 200m ou 1:00min no 400m.” explica Rogério Franco, guia e treinador.
 O atleta Claudiney Batista dos Santos, classe F57 vai disputar arremesso de peso e lançamento de dardo e disco. Os dois paratletas buscam ficar entre os sete melhores do Ranking Mundial.
 O Brasil tem ao todo 181 vagas nos Jogos Paralímpicos de Londres. A convocação oficial da Delegação Brasileira será divulgada no dia 20 de junho, no site do CPB. As disputas do fim de semana prometem ser acirradas, já que a competição será a última chance dos atletas conquistarem índice válido para as Paralimpíadas, que acontecem entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro de Londres.
 Com o objetivo de ficar entre os primeiros na competição nacional estão os lançadores Edilson Béssimo, classe F-58, e Viviane Cardoso, classe F-55, além do nadador Reginaldo Silva, classe S-13. Completam a equipe do CAD os jovens estreantes em etapas nacionais, como os velocistas Rafael Nunes, T-13, e Jaqueline Novelli, T-38, e o nadador Gregório Lopes, S-6.
 Os atletas tem o patrocínio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) através do CAD – Clube dos Amigos dos Deficientes.

Confira nomes e as provas que disputarão:
Claudiney Batista dos Santos - arremesso de peso, lançamentos do dardo e disco (atletismo).
Edilson Béssimo Neves - arremesso de peso, lançamentos do dardo e disco (atletismo).
Rafael Cerqueira Nunes - 100 metros rasos (atletismo).
Ana Tércia Soares - 100, 200 e 400 metros rasos (atletismo).
Jaqueline Cássia Novelli - 200 metros rasos (atletismo).
Viviane de Lima Cardoso - lançamento do dardo (atletismo).
Gregório Maioli Lopes - 100 metros costas e livre, além dos 50 metros borboleta (natação).
Reginaldo Cardoso da Silva - 100 metros costas e peito, 200 metros medley e 50 metros livre (natação).

1ª Etapa Nacional do Circuito Brasil 
Paralímpico de Atletismo e Natação
Data: 16 e 17 de junho

Atletismo
Horários: Sábado 7h30 às 12h e das 14h às 18h.
Domingo a partir das 7h30 às 12h
Local: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães – R. Manoel da Nóbrega, 1361  -Ibirapuera

Natação
Horários: Sábado 8h às 12h e das 14h às 18h.
Domingo das 8h às 12h
Local: Sport Club Corinthians Paulista – R. São Jorge, 777 – Tatuapé

Competição de Ginástica 
Rítmica Marcial

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Esportes Lazer (SMEL), realiza neste sábado (16/06) pela primeira vez na cidade, a competição Ginástica Masculina Rítmica Marcial. O evento será no centro de Ginástica do Natalone, a partir das 10 horas.
 As cidades confirmadas no evento são: Rio Preto, Catanduva, Itapevi, Olímpia, Ribeirão Preto, Mirassol. Pode participar atletas a partir de 10 anos, sexo masculino, inscritos na competição.
 Os atletas da SMEL participam há três anos de competições. No estado, Rio Preto é campeão estadual no torneio das Estrelas, realizado todos os anos em dezembro.
 A modalidade tem origem no Japão. “Se assemelha com a rítmica feminina, pela sua música, mas é trabalhada com acrobáticos como a artística e toda fundamentada nos movimentos de wushu (kong fu), porém, algumas equipes tem mais a linha europeia, que tem mais fundamentação nos movimentos femininos” como explica Vânia Grippe, Prof. especialista em Ginástica Rítmica.
 O evento terá premiação por individual, e por cidade com troféus dos 1º, 2º e 3º lugar, mãos livres e corda. O evento que tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).

Nenhum comentário: