sexta-feira, 15 de junho de 2012

Alunos da rede de ensino participam de estudo sobre hipermobilidade e novas linhas de ônibus


Cerca de 15 mil alunos de escolas da rede municipal de ensino fundamental, sob responsabilidade da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, participam a partir deste mês de uma pesquisa realizada pelo setor de fisioterapia e pós-graduação da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), que vai avaliar se existem estudantes portadores da Síndrome de Ehlers-Danlos, também conhecida como hipermobilidade.
 Segundo a coordenadora da pesquisa, Neuseli Lamari Marino, o estudo tem por objetivo realizar o diagnóstico precoce da síndrome e orientar as famílias desses estudantes sobre as complicações da doença, bem como encaminhar os estudantes que tiverem resultado positivo para tratamento e acompanhamento fisioterápico.
 A síndrome tem como principal característica a hipermobilidade, que é a capacidade de executar movimentos articulares com uma amplitude que excede os limites normais. É mais comum em crianças, mulheres e em populações asiática, segundo a coordenadora.
 “Essa síndrome pode ser encontrada em até 30% da população. Leva o portador a dor, incapacidade física, deficiência física, orgânica e comprometimentos emocionais. A causa é desconhecida, mas os agravos podem ser evitados na maioria dos portadores, ou amenizados”, afirma.
 A pesquisa será realizada com os alunos do ensino fundamental por meio da análise de cada estudante e aplicação de um questionário. O estudo, que será coordenado por Neuseli, também terá a participação de alunos do cursos de pós-graduação da Famerp.

A partir de amanhã Rio Preto
ganha novas linhas de ônibus 

Começa a funcionar na madrugada deste sábado (16/06) a partir das 4 horas, a primeira etapa de mudanças nas linhas do sistema de transporte coletivo de São José do Rio Preto.
Os moradores dos bairros localizados entre as Vila Elmaz, Maceno e Jaguaré devem ficar atentos para as alterações, que passar a oferecer mais ônibus e novos horários a partir desta data. Serão alteradas as linhas da região que é atendida pela empresa Itamarati, que corresponde aos bairros da região sul e sudeste.
A mudança é resultado do estudo realizado pela empresa Logitrans, contratada através de licitação para definir as intervenções necessárias para atender a demanda da cidade.
As novas linhas passam a ser identificadas por números. A Vila Elmaz, será número 115 que atualmente é atendida a cada 20 minutos entre 6h00 e 7h00 e a cada 30 minutos entre 7h00 e 8h00, e nos entre picos tem ônibus apenas a cada 40 minutos, vai passar a ter três linhas e 10,5 viagens na hora de pico da manhã e uma oferta de 300 lugares/hora. No entre pico a oferta será de 6 viagens por hora com 210 lugares. O objetivo é oferecer ônibus a cada 14 minutos nos horários de pico. A linha foi desmembrada e passa a ter três ônibus com diferentes percursos para atender bairros adjacentes.
Toda alteração está sendo informada diretamente aos usuários, dentro dos ônibus, com distribuição de folder com a tabela dos novos horários.
Outra linhas serão mudadas a partir do dia 23/06, sábado. Nessa outra alteração serão alteradas as linhas dos bairros Residencial Rio Preto 1; Castelinho; Jardim do Lago; Jaguaré; Cavalari; Distrito Industrial Carlos de Arnaldo e Talhados. A principal mudança será que a linha do bairro Cavalari será desmembrada em duas e passará a ter ônibus exclusivo para os moradores do Santa Clara.
Uma segunda etapa de mudanças será implantada a partir de 30 de junho e vai alterar linhas da Vila Ideal; São Deocleciano; Parque da Liberdade; Jardim Iolanda; Dahmas; Vila Toninho e Engenheiro Shmidtt.
Um dos bairros mais carentes de transporte atualmente, o Parque da Liberdade, vai passar a ter um ônibus a cada 30 minutos nos horários de pico. Na Vila Ideal, os ônibus vão passar a cada 23 minutos (a partir de 30 de junho) nos horários de pico.
As linhas vão ser atendidas por miniônibus (35 lugares) e midiônibus (70 lugares) em todos os trajetos
Os usuários podem obter mais informações e apresentar sugestões na Ouvidoria do sistema de transporte coletivo, gerenciado pelo município. Para falar na ouvidoria o usuário deve ligar: 3222-3702 de segunda à sexta-feira das 8h00 às 17 horas.

Nenhum comentário: