O SeMAE – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto mantém o Programa Permanente de Visitas à ETA –Estação de Tratamento de Água e ETE –Estação de Tratamento de Esgoto. Porém, nesta quinta-feira (22/3), quando se comemora o Dia Mundial da Água, o entusiasmo dos visitantes foi maior. Os alunos da rede municipal prestaram muita atenção às explicações sobre a importância das duas Estações.
Na ETA eles receberam informações de como a água é captada, tratada e distribuída para a população. Na ETE puderam conferir de perto como a coleta, afastamento e tratamento de esgoto são feitos na cidade.
Em ambos passeios os alunos interagiram com os monitores que tiraram dúvidas e explicaram sobre o uso consciente da água. “Viabilizar este passeio é uma forma ee ensinar como a ETA funciona e, assim, mostrar todas as etapas de tratamento que a água recebe para que possa chegar potável nas casas dos cidadãos. Então, acabamos por criar um sentimento de conscientização para este bem precioso chamado água”, explica Cláudia Rodrigues, bióloga responsável pela qualidade da água tratada na ETA.
“Os alunos aprendem de uma maneira prática, bem interativa. Para ter certeza de que aprenderam com a visita, o professor de geografia vai pedir um relatório”, conta Fabiana Coalheta, professora da escola Roberto Jorge, que acompanhava os alunos na ETE.
Em todas as visitas os participantes recebem kits. Na ETA os visitantes ganham escova de dente, fio dental, pasta de dente e uma canequinha com proposta de evitar o desperdício de água na hora de enxaguar a boca após escovação. E na ETE uma squeeze (garrafa d´água) personalizada do SeMAE.
As visitas são realizadas permanentemente. Quem quiser agendar basta ligar para (17) 3211-8212, se for para a ETA, (17) 3217-7510, no caso da ETE, ou pelo e-mail semae@semae.riopreto.sp.gov.br. O SeMAE tem uma média de 4 mil visitas por ano, número dividido entre ETA e ETE, e acredita que a conscientização é o primeiro e principal passo para que sejam formados cidadãos que saibam preservar os nossos recursos naturais.
Prefeito inaugura nova
Subestação da CPFL
O prefeito Valdomiro Lopes inaugurou hoje (22/03), junto com o diretor adjunto de Gestão da CPFL Paulista, Ricardo Siufi, a ampliação da Subestação São José do Rio Preto 6 – Norte.
A subestação teve um aumento de capacidade de 40 mega volt ampére de potência e recebeu cinco novos alimentadores de 13,8 kilovats. O objetivo é garantir a autonomia ao sistema até 2017, considerando um consumo de energia de 3,8% ao ano. Atualmente, a CPFL fornece energia para 188 mil clientes em Rio Preto.
O prefeito Valdomiro Lopes também assinou um termo de eficiência energética para a instalação de 1.095 aquecedores nos bairros do CDHU localizados nos bairros Duas Vendas F e G e CAIC C1 e C2. O valor desse investimento foi de R$3,3 milhões.
A solenidade foi aberta com apresentação das crianças da Orquestra Alarme e contou com a presença de autoridades como o médico Horácio Ramalho, diretor da Funfarme – Fundação Faculdade de Medicina de Rio Preto e do Hospital de Base e representantes das Polícias Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros.
Durante o evento foi anunciado um investimento de R$230 mil para a substituição de 4.800 luminárias nos prédios da Polícia Ambiental; 3ª Cia da Polícia Militar; Alarme; Corpo de Bombeiros e Hospital de Base.
O diretor da CPFL, Ricardo Siufi, destacou que as parcerias trazem benefícios para ambas as partes. “Hoje é um dia de festa para todos nós”, registrou.
O prefeito Valdomiro citou que a CPFL demonstra ser uma empresa que se preocupa com o bem estar das pessoas, pois faz projetos voltados para as pessoas que mais precisam. “A CPFL trata com agilidade as coisas que são para a cidade”, afirmou.
De acordo com o prefeito, o município cresceu 11 vezes desde 1959, quando seu pai foi prefeito. “Rio Preto desafia todos os projetos e planos de crescimento. Refaçam os cálculos, pois vamos continuar a crescer”, enfatizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário