quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Workshop de Produção Independente pelo projeto (im)Pulso e “Compostagem” é tema de bate-papo sustentável no SESC Rio Preto


A programação especial do projeto (im)Pulso continua neste sábado, dia 24, com um workshop sobre Produção Independente com Felipe Altenfelder Silva, do Circuito Fora do Eixo. Na Sala de Uso Múltiplo, às 15h,  grátis. 
Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalhos concebida originalmente por produtores culturais de várias regiões do Brasil, em 2005. O objetivo, desde o começo, é estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos. A rede, ao passar do tempo, cresceu, e as relações de mercado se tornaram ainda mais favoráveis às pequenas iniciativas musicais que participavam do projeto. 
Hoje, o Circuito Fora do Eixo está em 25, das 27 unidades federativas do Brasil, sendo que o sul, o centro-oeste, o sudeste e o norte já são regiões totalmente associadas. Iniciativas como o Grito Rock América do Sul, que em 2010, além da participação de 74 cidades brasileiras, 4 cidades da Argentina, Bolívia e Uruguai fizeram parte da programação; o Festival Fora do Eixo que aconteceu mais uma vez em São Paulo, recebeu também uma edição no Rio de Janeiro e agora o Portal Fora do Eixo, um espaço estruturado na web que facilita o acesso do público ao numeroso banco de dados que vem crescendo a cada dia, essas ações podem ser consideradas grandes conquistas desta rede. 
As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento. Para mais informações sobre a programação do SESC Rio Preto ligue no (17) 3216 9300 ou acesse nosso portal www.sescsp.org.br/riopreto. 

Workshop sobre Produção Independente
Data: 24, sábado.
Horário: às 15h.
Local: Sala de Uso Múltiplo do SESC do Rio Preto 
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações: 
(17) 3216 9300 ou www.sescsp.org.br/riopreto.
Grátis.
***Inscrições na Central de Atendimento.

“Compostagem” é tema de bate-papo
 sustentável no SESC Rio Preto 

Nesta sexta, dia 23, às 14h, acontece um bate-papo do programa Meio Ambiente: Meu Ambiente sobre "Compostagem". Quem ministra o bate-papo, que é gratuito, é o grupo PET, da Unesp. 
A compostagem é um processo biológico, em que os microrganismo transformam a matéria orgânica que produzimos ou não, e que normalmente vai para o lixo, como estrume, folhas, papel e restos de comida, em um material semelhante ao solo e que pode ser utilizado como adubo. Pode-se controlar a decomposição de materiais orgânicos para obter o resultado no menor tempo possível, utilizando técnicas e montando uma composteira. 
O que é composteira?
Composteira é uma estrutura que podemos construir para o depósito de todo esse material orgânico que iria para o lixo, geralmente feita em local pequeno com uma proteção em volta, porém há vários tipos de composteira, até às que podemos fazer em casa. Uma das vantagens de se utilizar uma composteira, é que conseguimos dar finalidade a mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo que estrutura e aduba o solo, gerando redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismo, e aumentando a retenção de água no solo. 
Para mais informações sobre a programação do SESC Rio Preto ligue para a Central de Atendimento no (17) 3216 9300 ou acesse www.sescsp.org.br/riopreto. 

Bate-papo sobre “Compostagem”
Data: 23, sexta.
Horário: às 14h.
Local: Sala de Uso Múltiplo do SESC Rio Preto
 Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações: 
(17) 3216 9300 ou www.sescsp.org.br/riopreto.
Grátis.

Nenhum comentário: