domingo, 18 de setembro de 2011

ADDE e seu UM POUCO SOBRE O ESPIRITISMO


Um dia todinho feito de felicidade,
espalhando o perfume da confiança,
o florido da esperança e serenidade,
para você  e todos ao seu redor. 


Um Pouco sobre o Espiritismo
Autor: Orson Carrara
O que você conhece sobre o Espiritismo? Naturalmente já ouviu falar da Doutrina Espírita, mas na maioria das vezes de forma distorcida, vinculando-a a "ligações com o demônio", de "trabalhos de magia", de "rito”, espíritos que baixam”, de "mesa branca", de "fechar o corpo" ou ainda "se não desenvolver a mediunidade, será infeliz" e até de "reencarnações em animais como castigo". Tudo falso, tudo ignorância, absoluto desconhecimento do que verdadeiramente é a Doutrina Espírita.
Saiba que a Doutrina Espírita é fruto do ensinamento de Espíritos Superiores através de médiuns (indivíduos dotados da faculdade de servirem de intermediário entre os homens e os espíritos, que nada mais são que os homens fora do corpo de carne) honestos, desconhecidos entre si e de origens diferentes, cujos ensinamentos e fenômenos foram devidamente comparados, observados e organizados por Allan Kardec (pseudônimo do prof. francês Hipollyte Leon Denizard Rivail), com o lançamento de O LIVRO DOS ESPÍRITOS em 18/04/1857 em Paris, França.
Nem todo médium é espírita, pois que esta faculdade se prende a uma disposição orgânica e independe de idade, raça, sexo, posição social, religião e estágio de desenvolvimento moral e intelectual. E nem todo espírita é médium, no sentido ostensivo do termo. Ser espírita não significa necessariamente ter que ser médium, cuja prática é feita com muita disciplina e seriedade, respeitando-se individualidades e jamais criando especulações em torno de possíveis nomes que se apresentem.
Nem tão pouco exige o Espiritismo que quem dele tome conhecimento a ela se converta. Respeita profundamente a liberdade individual, oferece seus ensinos e deixa a pessoa livre para sua opção de continuar ou parar seus estudos sobre tais ensinamentos.
O Espiritismo está profundamente ligado ao Evangelho de Jesus, pois que estuda seus ensinamentos e recomenda a seus seguidores que apliquem o Evangelho em suas próprias vidas, reconhecendo nele o maior código de ética de comportamento existente no planeta. Usa como bandeira o lema "Fora da caridade não há salvação" , entendo aí a caridade, em toda sua amplitude e alcance, muito além da simples ajuda material, mas estendendo-a à tolerância, à benevolência, à indulgência e à prática do amor, inclusive com aqueles que lhe são contrários, recomendando o perdão, assim como o fez Jesus.
Por esta razão, seus objetivos do Espiritismo são a melhora moral do homem, o esclarecimento sobre sua origem, finalidade e destinação, e a orientação para a prática do bem, num convite permanente ao aperfeiçoamento e à plena vivência da fraternidade entre todos os homens, sem distinção de crença, raça, cor ou qualquer outra definição de foro íntimo. Fraternidade que fará os homens mais felizes e capaz de modificar o planeta.
Os Centros Espíritas que o representam, refletem o conhecimento de seus dirigentes e portanto, erros e distorções devem ser creditados à falta de conhecimento dos princípios e nunca ao conteúdo da Doutrina Espírita. Porém, nestas Casas onde se estuda e divulga o Espiritismo, não há chefes ou qualquer tipo de hierarquia, embora se organizem juridicamente, como exigem as leis do País. Na Doutrina Espírita, todos são iguais, aprendizes e o único Mestre é Jesus.
O Espiritismo não obriga a nada. A criatura é livre para agir como deseja, mas com a consciência de que todos somos responsáveis pelos próprios atos.
Portanto, nada de medo, preconceito ou submissão às tradições, inclusive familiares. Conheça o Espiritismo, até como a título de cultura geral, sem qualquer comprometimento e avalie por si mesmo, sobre seu real valor, objetivos e finalidades altamente cristãs.
formatação: MILTER- 18/09/2011 -
 A EQUIPE DA ADDE

Visite o site da ADDE 
www.adde.com.br

Nenhum comentário: