sábado, 17 de setembro de 2011

Riopreto Shopping Center recebe de 17 a 25 deste mês, a maior exposição de selos do estado de SP


No período de 17 a 25 de setembro próximo, a cidade de São José do Rio Preto será palco de mais um grande evento filatélico e numismático, realizando a maior exposição de selos postais, cédulas e moedas do estado de São Paulo. A Expofinter 2011 – Exposição Filatélica do Interior, promete agitar os meios filatélicos e numismáticos da cidade e região. A exposição, que contará com a participação de colecionadores de todo o estado de São Paulo, encerra as comemorações dos 60 anos da Sociedade Filatélica e Numismática de São José do Rio Preto, fundada em 03 de maio de 1951. 
O objetivo é atrair mais adeptos para o colecionismo de selos postais, cédulas e moedas. 
O evento terá lugar no Riopreto Shopping Center – Praça I de Eventos, av. Brigadeiro Faria Lima, 6363 – São José do Rio Preto/SP.  
A abertura oficial acontece neste sábado (17), às 11 horas, com lançamento de carimbo postal comemorativo e selo personalizado alusivos ao evento, onde haverá também um Encontro de Comerciantes Filatélicos e Numismáticos. São proprietários de lojas especializadas no ramo que estarão no local o dia todo para a comercialização (compra e venda) de cédulas, moedas, selos e demais produtos filatélicos e numismáticos. Para quem é colecionador ou deseja iniciar uma coleção, aproveite essa grande oportunidade. 


Estarão expostas aproximadamente 30 coleções de selos, cerca de 25 mil selos e peças filatélicas. Coleções de selos abordando o tema: artes e arquitetura, cultura popular, esportes, fauna, flora, turismo, literatura, preservação do meio ambiente, escotismo, etc. Haverá também coleções que despertam a atenção dos aficcionados e curiosos pelo hobby, como: “Os Primeiros”, uma coleção que traz os primeiros selos emitidos de cada país, do colecionador Sérgio Marques da Silva, de São Paulo (SP); “Volta ao Mundo pelos Selos Disney”, fascinantes e encantados pedacinhos de papel retratando o mundo do Walt Disney, de Tiago Henrique Gonella, de Jundiai (SP); “Esperanto”, contendo selos e peças filatélicas como: envelopes e carimbos comemorativos retratando Luís Lázaro Zamenhof, criador da língua internacional Esperanto, a língua já usada hoje por milhares de pessoas espalhadas por mais de uma centena de países, Feiras e Congressos nacionais e internacionais, entre outras, de Benedicto Silva, professor e delegado da Associação Universal de Esperanto, em São José do Rio Preto (SP); “Selos com Materiais Diferenciados”, riquíssima coleção contendo selos produzidos pelos correios de vários países com alta tecnologia de impressão: impressos em tecido (seda) e madeira (Itália), ouro (Ajman), prata (França e Holanda), material da bola Adidas usada na Eurocopa 2008, tridimencional e cristais (Áustria), alumínio (Tonga), tricô (Austrália), náilon (Alemanha), meteoritos (Argentina), aroma de manga (Polinésia) aroma e sabor (na goma) de chocolate (França), bordado em tecido sintético (Brasil), lançado no ano de 2010, por ocasião das comemorações do Centenário do Corinthians, e muito mais, pertencente ao colecionador Júlio César R. de Castro, de Jundiai (SP).
Os interessados podem visitar a exposição, de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e domingo, das 14 às 20 horas. Haverá oficinas de selos e de desenhos para crianças e escolas que visitarem a exposição.  
A exposição é organizada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT e pela Sociedade Filatélica e Numismática de São José do Rio Preto e conta com o apoio da Federação Brasileira de Filatelia – FEBRAF, Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos – ABRAJOF, Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo – FEFIESP e Riopreto Shopping Center. 

SOBRE A EXPOSIÇÃO FILATÉLICA
Uma exposição filatélica é o evento máximo para o filatelista (colecionador de selos), quando ele pode exibir em público a sua coleção. 

SOBRE A SOCIEDADE FILATÉLICA
A Sociedade Filatélica de São José do Rio Preto é uma entidade civil, de caráter cultural, sem fins lucrativos, destinada a promover e integrar as atividades filatélicas na cidade de Rio Preto e região. 
Foi fundada em 03/05/1951, pelos então filatelistas que pertenciam a Rio Preto, em especial o Sr. Miguel Páscua Duran. Foi ele o responsável pelo agrupamento dos filatelistas e aquisição de um local para servir de sala de reuniões. A primeira reunião se deu em 26/04/1951, poucos dias antes de sua fundação, no Salão Nobre da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de São José do Rio Preto. 
Ocorre que logo após a criação da Sociedade, o Sr. Miguel mudou-se para outra cidade, não figurando mais nos arquivos da nossa Sociedade. Outra pessoa que teve papel importante foi o Sr. Carlos Morandi que, apesar de ainda não existirem atas das reuniões, foi aclamado como Presidente. 
Durante os anos de 1952 até 1965 a Sociedade Filatélica de São José do Rio Preto, permaneceu inativa, somente vindo a reagrupar seus sócios em meados de 1965, quando o Engenheiro Sr. Adolho Melchior Bonazzi passou a convocar as pessoas mediante notas nos jornais locais. Foi ele também quem escreveu durante muitos anos crônicas intituladas "Coluna Filatélica" nestes mesmos jornais. 
Somente em 03/04/1979 foi criado o Estatuto da Sociedade Filatélica de São José do Rio Preto, aprovado pelo então Presidente eleito, o Sr. Plínio Prata Freire de Andrada. 
Em 14/09/1979 foi reconhecida de Utilidade Pública pela Lei Municipal 2456. Durante anos a Sociedade funcionou no Centro Cultural “Prof. Daud Jorge Simão”.
Em meados de 2004, colecionadores de notas de dinheiro e moedas, chamados “numismatas”, começaram a frequentar a Sociedade Filatélica, reunindo-se com os colecionadores de selos. Com essa união, a Sociedade passou a ser chamada de “Sociedade Filatélica e Numismática de São José do Rio Preto”. 
Hoje, a Sociedade funciona no Prédio da Agência Central dos Correios de Rio Preto, rua Prudente de Moraes, 3057 – Centro. As reuniões acontecem aos sábados, das 10h às 12h.

Nenhum comentário: