sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Escola AMOR ‘Dr. Adelício Teodoro’ cria Sacola Ecológica e xadrez gigante para ensinar raciocínio lógico e melhorar concentração a crianças


A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, primeira-dama Eliana Lopes Alunos, juntamente com pais, professores e equipe de apoio da escola de educação infantil em período integral “Dr. Adelício Teodoro”, no Jardim Nunes, participou nesta quinta-feira (15/9), da abertura dos trabalhos da 1ª Oficina de Corte e Costura Sustentável. A ação comunitária faz parte do Projeto Sacola Ecológica e terá continuidade, nesta sexta-feira (16/9). 
O projeto, desenvolvido por docentes da própria escola durante as aulas de Meio Ambiente e Sustentabilidade, tem como objetivo a conscientização da comunidade local sobre o uso excessivo de sacolas plásticas e a produção de sacolas de pano, ecologicamente corretas. “Nosso projeto foi direcionado à conscientização da sustentabilidade do planeta, orientando os alunos e também os pais”, conta a professora Dulce Maria Venâncio.
“A equipe se uniu e transformou o pátio da escola num espaço de ações de cidadania. Estão todos de parabéns. Conseguiram construir uma nova forma de levar as discussões e conceitos sobre preservação ambiental e qualidade de vida, além dos muros da escola”, disse a presidente do Fundo Social, Eliana Lopes.
Participam da confecção das sacolas, 34 pais. O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo que, nos dias 15 e 16/9 acontecem as oficinas de corte das sacolas. Nos próximos dias 22 e 23 de setembro, serão realizadas as oficinas de costuras das bolsas ecológicas.
As oficinas são ministradas por oito professores. A meta é a confecção de 400 sacolas que, posteriormente, serão comercializadas. Os recursos serão revertidos para a unidade escolar em forma de equipamentos. As bolsas terão os dizeres: “Quem ama a natureza, perdoa o homem e recomeça um novo tempo”.
A escola “Dr. Adelício Teodoro” é mantida pela AMOR - Associação Maternal de Orientação e Reeducação. A unidade atende crianças do berçário ao Jardim II que também participam de outros projetos envolvendo o meio ambiente como, arrecadação de óleo, horta e combate a dengue.

Escola usa xadrez gigante
 para ensinar lógica a crianças

A Escola Municipal Olga Mallouk Lopes da Silva, sob administração da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, optou por uma forma divertida de ensinar raciocínio lógico e melhorar a concentração dos alunos da instituição, o jogo de xadrez.
Desta semana até o final do ano, pelo menos 690 estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamental vão visitar semanalmente as instalações do CICC -Centro Integrado de Ciência e Cultura “Prof. Dr. Aziz Nacib Ab’Saber” para aprender o jogo na prática.
O CICC possui um tabuleiro gigante de xadrez, com peças com 30 centímetros, em que o jogador participa do jogo juntamente com as peças do tabuleiro.
Segundo a diretora da escola, Marta Aparecida dos Santos Fonseca, o projeto é uma experiência que poderá ser incorporada até na grade de aulas da instituição a partir do próximo ano.
“Nossos professores pesquisaram sobre formas de estimular o ensino do raciocínio lógico e aumentar a concentração dos alunos e encontraram boas referências sobre o xadrez, por isso a opção pelo jogo. Na escola, os alunos já jogam dama”, afirma.
As visitas ao CICC serão realizadas duas vezes por semana, sempre às terças e quartas-feiras.
De acordo com a coordenação do espaço, instituições de ensino interessadas em programar visitas ao Centro devem realizar o agendamento com antecedência. O telefone de contato é o (17) 3232-9426. O CICC fica na avenida João Batista Vetorazzo, 500, no Distrito Industrial.

Nenhum comentário: