quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Júlio Cezar Garcia em “O dia em que Jesus pilotou um avião”, amanhã 20h00 na Biblioteca














A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto lança, amanhã, sexta-feira (19/12), às 20 horas, na Biblioteca Municipal “Dr. Fernando Costa”, o livro de crônicas "O dia em que Jesus pilotou um avião", do jornalista Júlio Cezar Garcia. O autor foi um dos vencedores do Prêmio Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural, na categoria produção literária. O livro, editado pela THS Editora, reúne textos publicados nos jornais Bom Dia e Diário da Região. As 51 crônicas foram selecionadas do vasto material produzido entre setembro de 2005 e julho de 2008, período em que manteve colunas semanais nos jornais. As crônicas são memórias da infância e das experiências, vividas ou ouvidas, na família, com os amigos e no jornalismo, em Assis, onde morou, e em São Paulo, Presidente Prudente e Rio Preto, onde trabalhou. Nelas, as emoções ganham pitadas de alegria, tristeza, amargura ou otimismo. "Não tive pretensão de fazer literatura por absoluta falta de engenho e arte", afirma. E revela seu objetivo com a coletânea. "Espero que as pessoas se sintam estimuladas a contar suas próprias histórias". Ao final, o livro guarda uma surpresa: é encerrado com uma pequena novela da vida real que se chama "Nas escadarias da Igreja de São Sebastião". Conta a história de crianças, suas descobertas e conversas na pracinha da pequena Palmital, no interior de São Paulo, onde o autor passou a infância. Compareça a entrada é gratuita .

2 comentários:

Anônimo disse...

Este livro é de uma linguagem facil, e o que mais gostei, foi da crônica "O troféu confiscado da TFP," principalmente, porque o demonio venceu, já dei muitas gargalhadas com isto, mas a idéia de um cristianismo alicerçado com o massacre do fascismo sobre isto a TFP, estava de acordo. Bem feito pro Plinio eu dar muita risada de ve-lo, correndo, só por sacanagem. Livre de querer o mal de qualquer ser, que sejas, afinal até os crápulas merecem respeito e como.

Unknown disse...

Como alguém pode ter tanta facilidade para tratar em letras e palavras tantos sentimentos e emoções. Parabéns mestre e irm~~ao Julio Cezar Garcia

Reinaldo Nunes
Assis - São Paulo