quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Steve Bantu Biko, um nome a ser lembrado quando houver União, Organização ou Convenção dos Negros



Steve Bantu Biko (18 de dezembro de 1946 - 12 de setembro de 1977) foi um conhecido ativista do movimento anti-apartheid na África do Sul, durante a década de 1960. Insatisfeito com a União Nacional de Estudantes Sul-africanos (National Union of South African Students(em inglês)), da qual era membro, participou da fundação, em 1968, da Organização dos Estudantes Sul-africanos (South African Students' Organisation). Em 1972, tornou-se presidente honorário da Convenção dos Negros (Black People's Convention). Em março de 1973, no ápice do regime de segregação racial (Apartheid), foi "banido" , o que significava que Biko estava proibido de comunicar-se com mais de uma pessoa por vez e, portanto, de realizar discursos. Também foi proibida a citação a qualquer de suas declarações anteriores, tivessem sido feitas em discursos ou mesmo em simples conversas pessoais. Em 6 de setembro de 1977 foi preso em bloqueio rodoviário organizado pela polícia. Levado sob custódia, foi acorrentado às grades de uma janela da penitenciária durante um dia inteiro e sofreu grave traumatismo craniano. Em 11 de setembro, foi embarcado em veículo policial para transporte para outra prisão. Biko morreu durante o trajeto e a polícia alegou que a morte se devera a "prolongada greve de fome empreendida pelo prisioneiro". Em 7 de outubro de 2003, autoridades do Ministério Público Sul-africano anunciaram que os cinco policiais envolvidos no assassinato de Biko não seriam processados, devido a falta de provas. Alegaram também que a acusação de assassinato não se sustentaria por não haver testemunhas dos atos supostamente cometidos contra Biko. Levou-se em consideração a possibilidade de acusar os envolvidos por Lesão Corporal seguida de morte, mas como os fatos ocorreram em 1977, tal crime teria caducado (não seria mais passível de processo criminal) segundo as leis do país. 1
Referências nas artes
O grupo Steel Pulse lançou a canção "Biko's kindred lament" em seu álbum de 1979, "Tribute to the martyrs".
Em 1980 Peter Gabriel lançou "Biko", uma canção de protesto pela morte de Biko.
Em 1987 Richard Attenborough dirigiu o filme Cry Freedom (Um grito de liberdade), um drama biográfico sobre Biko. A música de Peter Gabriel foi incluída na trilha sonora.
Em Star Trek: The Next Generation há uma espaçonave chamada USS Biko.
O álbum Midnight Marauders, do grupo A Tribe Called Quest, contém a canção "Steve Biko (Stir It Up)."
O grupo Groundation, na canção "Suffer the Right" pede que todos se lembrem de Steven Biko, para que a perversidade não seja tolerada.
Citação
"Um dia nós estaremos em condições de dar à África do Sul o maior dos presentes - uma face mais humana (In time, we shall be in a position to bestow on South Africa the greatest possible gift - a more human face.)
“O gesto de violência de um adulto não merece o sorriso de uma criança”.
"o racismo não implica apenas a exclusão de uma raça por outra - ele sempre pressupõe que a exclusão se faz para fins de domininação", contra-argumento em relação aos que os brancos falam sobre o racismo do negro em relação ao branco (o que é cabível, dialeticamente falando).
“Racismo e capitalismo são faces da mesma moeda”. .



Nenhum comentário: