No mês de dezembro, o SESC Rio Preto recebeu uma das companhias circenses mais importantes do Brasil, a Cia Suno. Encerrando sua Mostra de 15 anos, a companhia apresentará no próximo dia 29 o espetáculo
De Partida
Personagens clássicos criam um universo colorido e divertido. Trazem a nostalgia cantada na música típica da alma do artista
Inspirado pela música “Na Carreira”, do Grande Circo Místico de Chico Buarque e Edu Lobo, “De Partida” traz à cena os palhaços Sanduba e Fiorella em uma nova cruzada pelo mundo. Com suas malas e carregando os poucos objetos que acumularam em suas vidas (guarda-chuva, bengala, cartolas e instrumentos musicais) eles buscam novos desafios por onde passam. Neste projeto, a Cia Suno cria um universo colorido e divertido com o personagem lúdico do palhaço, mostrando que mesmo longe do picadeiro, esse personagem segue sua essência e exerce sua maior função dentro do circo: espalhar alegria.
Dirigido por Helena Figueira, “De Partida” traz à cena números de contorcionismo, mágica, equilibrismo, acrobacias e muita palhaçada ajudam a retratar estas andanças. Destaca-se o número de rola-bola, realizado com cilindros e uma mala no lugar da prancha original do aparelho. Em cima deste “rola”, o palhaço/malabarista Duba Becker realiza acrobacias, parada de mão e malabarismos com diferentes objetos.
Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a Cia Suno foi fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade.
Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre “Fando e Lis”, “Piquenique no Front” e “O Arquiteto e o Imperador da Síria”. Logo após, iniciou um trabalho sobre “Esperando Godot”, onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo que recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante. Iniciava aí a “identidade” da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara. Todas as peças realizadas pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história.
Hoje a Cia Suno tem doze espetáculos em seu repertório. Há desde o lúdico "A Bailarina e o Palhaço", que conta uma linda história de amor entre esses tradicionais personagens do universo infantil; como o dinâmico "Estripulias no Circo", que apresenta a história da criação do circo em ordem cronológica, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. Em “De Partida”, a Cia Suno busca levar à cena a nostalgia cantada na música típica da alma do artista.
Além de se dedicar à arte circense nestes quinze anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista (2008) e Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012 e 2013). Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.
FICHA TÉCNICA
AUTOR: HELENA FIGUEIRA
DIREÇÃO: HELENA FIGUEIRA
CENÓGRAFO: CIA SUNO
FIGURINISTA: MARIA EUGÊNIA RAMOS
ELENCO: HELENA FIGUEIRA E DUBA BECKER
PRODUÇÃO: CIA SUNO - ANDRÉ MORETTI
SESC Rio Preto – Teatro
Dia 29 de dezembro, às 15h30
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333, Chácara Municipal
fone: 17 3216-9300
Grátis
Duração: 50 minutos - livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário