A dose, gratuita, deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem e está disponível em qualquer uma das 25 unidades municipais de saúde.
A enfermeira Michela Dias Barcelos, coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde de Rio Preto, informa que a vacina é recomendada porque nossa região é considerada área de risco para a febre amarela. “É a única medida eficaz para evitar a infecção.”
Atualmente, a cobertura vacinal contra a doença no município é em torno de 68%. Em crianças menores de um ano, 95%. De janeiro até setembro foram imunizadas 26.610 mil pessoas. “A gente nota que os adultos acabam negligenciando, procurando tomar a vacina só quando o risco é grande, quando há um caso suspeito da doença ou ainda quando a imprensa divulga”, afirma Michela.
A indicação para vacinação é a partir dos nove meses de idade, e o ideal é que seja tomada até dez dias antes da viagem. O reforço é realizado a cada dez anos. A dose é contraindicada para menores de seis meses, pessoas em tratamento para câncer, HIV e para gestantes (com exceção se houver alto risco de exposição).
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, a imunização também é recomendada para quem for para as regiões de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva e parte da região de Sorocaba. E em algumas áreas silvestres dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e parte do Estado de São Paulo, onde o risco de contágio pela febre amarela é maior.
Alguns países também exigem um certificado internacional obrigatório de imunização contra a doença e que o viajante tenha sido vacinado.
Doença
A febre amarela é doença infecciosa que pode levar à morte. Os sintomas são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos e diminuição da urina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário