terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Plano de Mobilidade Urbana vai alterar trânsito nas principais avenidas e Prefeito dá a largada para redes de água e esgoto no Sta Ana e Cavalari I


O prefeito Valdomiro Lopes apresentou hoje (22/01) à entidades e representantes de vários segmentos como o Ministério Público, Poder Legislativo, sindicatos e associações, o Plano de Mobilidade Urbana, que começa a ser implantado em São José do Rio Preto a partir deste ano. “Essa iniciativa representa a maior licitação em volume de obras e recursos da cidade”, destacou Valdomiro.
O projeto na íntegra tem custo previsto de R$330 milhões e foi apresentado durante audiência pública realizada no auditório Abreu Sodré, no 9º andar do Paço Municipal. “Desde que assumimos em 2009 começamos a projetar a cidade para os próximos 30 anos”, informou o prefeito, que esclarece que o projeto inclui obras para mais de 5 anos. “Se conseguirmos o recurso integral calculo que as intervenções fiquem prontas em 5 anos”.
As primeiras intervenções começam com obras de ajuste do Terminal Rodoviário, para que os ônibus urbanos tenham mais rapidez de fluxo ao passarem pelo terminal e otimizem o tempo entre as viagens. Obras de maior porte como o viaduto da Avenida Ernesto Vetorasso, que liga a região central à Região Norte, devem começar ainda este ano. Também será proibido estacionar nas avenidas Alberto Andaló e Bady Bassitt para criação de faixas exclusivas para os ônibus.
Valdomiro explicou que aguarda a deliberação do governo federal sobre a inclusão do projeto de Rio Preto no Plano de Mobilidade Urbana nacional e que o anúncio do volume de recursos a ser destinado ao município deve sair na próxima semana. “Eles nos informaram que sai dia 28 de janeiro, mas a data pode mudar”, esclarece.
O diretor da Logitrans, empresa que realiza a consultoria na elaboração do projeto de mobilidade, engenheiro Garrone Reck, apresentou os detalhes do projeto e anunciou que a mudança no sistema de transporte coletivo, iniciado em 2012, já gerou aumento de 10% no volume de passageiros.
As próximas alterações no sistema preveem a criação das faixas exclusivas para ônibus nas principais avenidas e ruas de acesso à região Norte. “Hoje temos, pela manhã, um fluxo de 3,6 mil passageiros descendo da região Norte para a cidade. Só temos mobilidade porque temos transporte público”, destacou o engenheiro.
Participaram da audiência a presidente da Acirp – Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, Adriana Neves, o presidente do Sincomércio – Sindicato do Comércio Varejista de Rio Preto, Eládio Arroyo e representantes do DER – Departamento de Estradas de Rodagem, da regional do Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; o presidente da Câmara Municipal, Paulo Pauléra, secretários municipais e vereadores, entre outros.

Prefeito dá a largada para
redes de água e esgoto 
no Sta Ana e Cavalari I  

Mais dois loteamentos, Santa Ana e Cavalari I, receberão redes de água e esgoto. As ordens de serviço  foram assinadas pelo prefeito Valdomiro Lopes e pela vice-prefeita e superintendente do SeMAE, Ivani Vaz de Lima, na segunda-feira (21/1) à noite, em evento que contou com a participação dos moradores das duas localidades.
As obras, de acordo com o engenheiro da empresa vencedora da licitação, Eduardo Gonçalves, devem começar dentro de duas semanas. A previsão é de que sejam concluídas no prazo de cinco meses.
Serão construídas as redes para abastecimento de água e coleta e afastamento de esgoto, ramais prediais, instalação de cavaletes, caixas-padrão, hidrômetros e outros serviços complementares. 
“Estamos muito felizes com essa notícia. Esperamos por décadas por este benefício”, disse o presidente da Associação de Moradores do Loteamento Santa Ana, Mário Francisco Paes.
O presidente da Associação de Moradores do Loteamento Cavalari I, Pedro Martins Ricardo, também comentou a importância da obra. “É um sacrifício conseguir água e as fossas deixam um cheiro muito ruim, principalmente agora no Verão. Estamos muito contentes em saber que em breve teremos redes de água e esgoto”, comentou.
O prefeito Valdomiro Lopes lembrou os moradores das primeiras reuniões que foram feitas para identificar os problemas das localidades. “Nossa reunião foi embaixo de uma árvore, lembram. E com muito trabalho trouxemos o asfalto para a via de acesso aos loteamentos, construímos o Núcleo da Esperança e agora as redes de água e esgoto. Vamos continuar trabalhando para chegarmos a regularização”, disse.
A vice-prefeita e superintendente do SeMAE, Ivani Vaz de Lima, reafirmou o compromisso da atual administração de implantar redes de água e esgoto nos loteamentos em fase de regularização.
“Nosso empenho é de que esse benefício chegue, se possível, a todos os loteamentos em fase de regularização. Vamos trabalhar para isso. Água potável nas torneiras e coleta, afastamento e tratamento de esgoto traz melhoria na qualidade de vida desses moradores. Todos sabemos o quanto saneamento básico é importante. E eu vou me empenhar ao máximo para que Rio Preto seja sempre referência neste setor”, afirmou Ivani.
O SeMAE já implantou redes de água e esgoto nos loteamentos Jéssica, Juliana, Azulão, Vista Bonita e Estância Santo Antônio. Os próximos loteamentos que receberão o benefício são: Estância Alvorada, Bela Vista, Manacás, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Santa Catarina.
“Além dos cinco em que as obras já foram entregues, do Santa Ana e Cavalari I e dos outros cinco que estão licitados, temos projetos executivos para a implantação das redes de água e esgoto em mais 15 loteamentos”, destacou Ivani Vaz de Lima.
A cerimônia de assinatura das ordens de serviço contou a presença de secretários municipais, vereadores, representantes de deputados estaduais e do deputado federal Vaz de Lima.

Nenhum comentário: