quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bispo Dom Tomé celebra amanhã missa dos 15 anos da paróquia Menino Jesus de Praga


Amanhã, 24 de janeiro, a Paróquia Menino Jesus de Praga de Rio Preto fará uma missa, às 19h30, em comemoração aos 15 anos de criação da paróquia. 
Na ocasião, o então, Bispo Dom Tomé Ferreira da Silva celebrará a missa que terá tripla comemoração: Quinze anos da Paróquia, um ano em que o Padre Silvio Roberto dos Santos assumiu a paróquia e será que o sacerdote celebrará missa na Paróquia.
 Fundação
 Tudo começou em 1976, quando o bispo diocesano Dom José de Aquino Pereira, hoje bispo emérito, idealizou uma paróquia no bairro São Manoel, um bairro que já dava sinais de um povoamento intenso, devido ao Hospital de Base, Faculdade de Medicina e moradias de médicos e estudantes, na sua maioria.
 A intenção era desmembrar este setor da cidade da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Redentora. Os moradores católicos tinham de se deslocar até aquele bairro para receber os sacramentos e assistir às missas.
Dez anos depois, em uma sexta-feira de 1986, a ideia começa a tomar forma, quando dom José convida o comerciante Hélio João Rodrigues para assumir a responsabilidade da construção do novo templo. Eram necessários recursos financeiros, local e gente interessada em trabalhar.
A partir desta proposta, a casa de Hélio Rodrigues, na rua José Urias Fortes, passou a ser a sede de missas, celebradas toda quinta-feira por dom José ou pelo pe. Carlos Bracci, hoje falecido.
O primeiro passo foi formar uma comissão para a construção. Vários moradores tomaram conhecimento da obra que estava para nascer. Muitos dos que participaram dessa comissão, ainda hoje estão à frente de pastorais e movimentos nessa comunidade.
O terreno, na confluência das ruas Adib Buchala com Teodoro Demonte foi doado pela Prefeitura, na gestão do professor Manoel Antunes. Dezoito meses depois foi celebrada a primeira missa campal às 20 horas do dia 25 de outubro de 1987 e lançada à pedra fundamental.
Depois de muitas campanhas, quermesses, sorteios, suor e trabalho, o prédio começou a ser erguido. O salão paroquial ficou pronto primeiro e durante 11 anos foi usado para as missas, que eram celebradas pelos padres Jarbas Brandini Dutra, João Serafim, Carlos Bracci e Mário.
No dia 27 de março de 1997, uma quinta-feira Santa, foi celebrada a primeira missa no novo templo, presidida por dom José e concelebrada pelo Pe. Serafim.
Em 25 de janeiro de 1998, houve a criação e inauguração da Paróquia Menino Jesus de Praga, na rua Teodoro Demonte, 465, pelo bispo Dom Orani João Tempesta, que empossou o primeiro pároco, Pe. Geomar Alves dos Santos, que em dezembro de 2011 assumiu a Igreja de Santa Luzia em Votuporanga.
São aproximadamente 25 equipes entre grupos, pastorais e movimentos que ajudam na formação e atendimento da comunidade, incluindo a Pastoral Social, que é composta pelos Vicentinos, Amor Exigente e os serviços aos carentes (Equipe da Sopa, atendimento psicológico e farmácia comunitária).
A Rede de Comunidades dividiu o território paroquial em seis regiões, além da Capela São Pedro, no Jardim Maracanã, sob responsabilidade da Paróquia.
O dia do padroeiro é celebrado em 25 de outubro. Todo o andamento da paróquia está registrado no livro-tombo. O Informativo Menino Jesus de Praga mudou de para Menino Mensageiro e circular de forma ininterrupta desde 1998. O site é dinâmico e atualizado diariamente, ele traz todos os acontecimentos que envolvem a comunidade, seja convidando para as mais diversas atividades, ou registrando os eventos mais marcantes.
Padre Silvio Roberto dos Santos assumiu a paróquia Menino Jesus de Praga no dia 27 de dezembro de 2011.
Após ter servido a Paróquia da Igreja Santa Luzia em Votuporanga por 35 anos, mudou-se para Rio Preto e comanda a Menino Jesus de Praga. Desde então tem realizado casamentos, eventos e missas diariamente introduzindo, nova rotina da igreja e nos fiéis.

Nenhum comentário: