sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Selo e carimbo marcam hoje, sexta-feira (30/11) os 65 anos do Sindicato Rural de Bebedouro


Os Correios lançam nesta sexta-feira (30), às 18h, na Sede do Sindicato Rural de Bebedouro, Av. Prefeito Hércules Pereira Hortal, 1246 – Centro, em Bebedouro (SP), selo personalizado e carimbo postal comemorativo dos 65 anos de história do Sindicato. 
O lançamento das peças filatélicas é uma iniciativa do presidente do Sindicato, José Osvaldo Junqueira Franco, que solicitou aos Correios  a confecção do selo personalizado  e do carimbo comemorativo alusivos ao aniversário da entidade. 
O selo personalizado é uma peça filatélica produzida pelos Correios, com o qual as pessoas interessadas, físicas ou jurídicas, têm a oportunidade de personalizar suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens, mensagens e marcas representativas.


Sobre o Selo

A peça que marca os 65 anos do Sindicato é composta por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, a peça estampa uma foto da Nova Sede do Sindicato Rural de Bebedouro. Acima, do lado esquerdo da peça a logo da entidade. Completa o conjunto visual: 65 anos. 
Foram produzidos 2.400 selos personalizados, os quais serão utilizados nas postagens de correspondências do Sindicato. 


Sobre o Carimbo 

O carimbo comemorativo, de autoria do Departamento de Filatelia e Produtos da ECT – DEFIP, apresenta ao centro, também a imagem da Nova Sede do Sindicato. Abaixo, a logo da entidade. Em círculo, os dizeres: INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE – Correios – Bebedouro – SP – 30.11 a 29.12.2012 (referente ao período de circulação do carimbo). 
Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Bebedouro (Rua XV de Novembro, 503 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).

Sobre o Sindicato Rural de Bebedouro
Em 12 de maio de 1947, representantes da agricultura de Bebedouro, que era a principal atividade econômica da região, decidiram se organizar em uma associação. Assim foi fundada a Associação Rural da Zona de Bebedouro, com objetivo de melhor estabelecer a agricultura, defender os interesses da classe, promover serviços de assistência técnica, econômica e social e colaborar na aplicação das leis relativas à vida rural dos produtores.
Em 1952, a organização passou a ser denominada Associação Rural de Bebedouro, agregando mais força e participação maciça de produtores e pecuaristas.
No dia 22 de agosto de 1965, a Associação tem alteração em seu estatuto, passando a Sindicato Rural de Bebedouro, tal como acontecia em todos os pontos do país, de acordo com a política sindical instaurada pelo governo do presidente Getúlio Vargas no começo dos anos 50.
Na época, o principal objetivo era combater o cancro cítrico, pois representava um perigo para Bebedouro e região. Além de representar amplamente seus associados, o Sindicato passou a prestar novos serviços a eles, como os de despachante geral, fazendo ainda declarações de Imposto de Renda, declarações cadastrais do produtor, preenchimento das carteiras de trabalho, dos livros de registro de trabalho, de recibos e de requerimentos diversos. São fornecidas ainda acesso à convênios médicos e odontológicas, bem como uma total orientação trabalhista aos produtores rurais associados ao Sindicato.
Em 17 de maio de 1971, acontece a deliberação sobre a FILIAÇÃO do Sindicato Rural à Federação da Agricultura do Estado de São Paulo – FAESP.
Em 1993, o Sindicato firma convênio com o SENAR, ampliando os serviços aos produtores e passando a atuar com mais intensidade nas áreas de capacitação profissional e promoção social aos produtores associados e seus empregados. Tem destaque também ações a fim de incentivar a diversificação de culturas e verticalização da produção.
Atualmente, o Sindicato Rural de Bebedouro tem como base territorial os municípios de Bebedouro, Viradouro, Terra Roxa, Pirangi e Taiúva e Taiaçu. Em seu quadro social possui 4.000 produtores.
Com objetivo de agregar cada vez mais benefícios e oferecer comodidade aos produtores rurais, o Sindicato Rural de Bebedouro está com sua nova sede própria, na Avenida Prefeito Hércules Pereira Hortal, 1246. (Fonte: Sindicato Rural de Bebedouro).


Nenhum comentário: