segunda-feira, 26 de novembro de 2012

7,4 mil alunos da rede municipal participam do SARESP e Estudante da rede municipal de ensino leva medalha em Olimpíada de Astronomia


Cerca de 7,4 mil estudantes da rede municipal de ensino de São José do Rio Preto, que estudam em escolas sob responsabilidade da Secretaria de Educação, participam nessa terça (27/11) e quarta-feira, 28/11, da 15ª edição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o SARESP.
 Segundo a gerente do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Sueli Petronilia Amancio Costa, a prova será aplicada em alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental.
 “Os componentes curriculares a serem avaliados são Língua Portuguesa, Matemática e Ciências para os 7ºs e 9ºs anos. Além dessas disciplinas, será aplicada prova de Redação numa amostra representativa de 10% do conjunto de alunos, nos 5º, 7º e 9º anos”, afirma.
 O SARESP é uma avaliação externa da Educação Básica e tem como finalidade fornecer informações consistentes e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino, além de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino.
 Segundo o Ministério da Educação (MEC), a avaliação não visa à avaliação dos alunos individualmente, mas de cada escola e segmento de ensino, sendo importantes, portanto, os resultados de desempenho de cada turma.
 Na rede municipal de ensino de Rio Preto serão avaliados 7.448 estudantes, sendo 3.156 do 3º ano, 3.246 do 5º ano, 580 do 7º ano e 466 do 9º ano, totalizando 242 turmas. As provas serão aplicadas nos períodos da manhã e tarde, nas próprias escolas onde os alunos estudam.

Estudante da rede municipal 
de ensino leva medalha em
 Olimpíada de Astronomia

Uma aluna do 4º do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de São José do Rio Preto sob responsabilidade da Secretaria de Educação, conseguiu medalha de ouro na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Agência Espacial Brasileira (AEB) e ELETROBRAS FURNAS.
 Catarina Cetrone de Faria, aluna da escola municipal “Professor Amaury de Assis Ferreira”, obteve o melhor desempenho do Brasil no nível 2 da Olimpíada, destinada a alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. A estudante concorreu com alunos de todo o País.
 Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Denise Khauam Colaço Musegante, a aluna teve nota máxima na prova (nota 10), que abordou questões de Astronomia, Astronáutica e Energia. O teste é realizado anualmente pelo Instituto de Física, da Universidade do Rio de Janeiro.
 “Há três anos, todos os alunos de nossa escola participam dessa olimpíada, que é uma forma de estimulá-los no aprendizado de ciências. Para prepará-los, inclusive, realizamos visitas ao CIECC (Centro Integrado de Educação, Ciência e Cultura) para que os estudantes pudessem vivenciar as disciplinas que seriam testadas durante as olimpíadas”, afirma a coordenadora.
 A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e ELETROBRAS FURNAS, entre alunos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.
Segundo a organização, a olimpíada tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Projeto Olhar Solidário entrega
 óculos nesta terça-feira

O Fundo Social de Solidariedade realiza nesta terça-feira (27/11), às 9 horas, a última etapa do ano do Projeto "Olhar Solidário", com a distribuição de 173 óculos. O projeto atende à população de baixa renda, cadastrada previamente, no Fundo Social. A entrega será no auditório da Secretaria de Comunicação, no 9º andar da Prefeitura.
 Os 181 óculos serão entregues pela presidente do Fundo Social, primeira-dama Eliana Lopes. Esta será a sétima entrega de óculos do ano. O Fundo já distribuiu em 2012, 1.245 unidades de óculos, beneficiando munícipes, entre adultos e crianças.
 Para ter direito ao benefício, o rio-pretense deve passar por um médico do SUS - Sistema Único de Saúde, por avaliação social junto ao Fundo e comprovar residência em Rio Preto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3214-9010.

Nenhum comentário: