quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Encontro debate prevenção à Aids em estudantes e Saúde no Bairro visita Residencial Caetano


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico em DST/Aids, realiza nessa quinta-feira (29/11), encontro entre profissionais de saúde, representantes de escolas estaduais e universidades para debater ações de prevenção e incentivar adesões aos programas preventivos mantidos pelo município.
 Segundo Renata Galli Barbosa, coordenadora do programa Adolescentes, da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, o evento, que será realizado a partir das 19 horas, no auditório C da Unesp/Ibilce, faz parte da programação da campanha Fique Sabendo 2012, que visa incentivar a testagem e diagnóstico precoce da Aids.
 “O intuito deste encontro é promover a troca de experiências obtidas nas ações realizadas durante o ano e incentivar a adesão de novos jovens e professores participando nas ações de saúde em seus contextos escolares/institucionais”, afirma a coordenadora.
 Atualmente, o município mantém dois programas de orientação e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis voltado para o público jovem – o Adolescentes, que conta com a participação de 28 escolas estaduais e o Universitário, que envolve UNESP, FAMERP, UNILAGO, UNIRP, UNITERP, PHILADEPHO, UNIP e FACERES.
Campanha
Paralelamente ao Encontro continua até o dia 1/12 a Campanha Fique Sabendo 2012. Nessa próxima quinta-feira (29/11), o projeto vai estar na Estação Rodoviária, das 8 às 12 horas e na sexta-feira, dia 30/11, no loteamento Residencial Caetano, das 8 às 15 horas.
O teste de diagnóstico para HIV também está disponível nas 25 unidades de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
 Na primeira semana da campanha foram realizados 291 testes para diagnóstico de HIV.
 Casos 
Em Rio Preto, da primeira pessoa com diagnóstico positivo para a doença em 1984 até o mês de novembro deste ano, foram registrados 4.112 casos de Aids. Desse total, 2.044 estão vivos, o que corresponde a 49,70%. Do total de casos, 2.801 são de pessoas do sexo masculino e 1.311 do sexo feminino. A categoria de exposição predominante é a sexual, na faixa etária de 20 a 49 anos, com um significativo crescimento nas pontas entre jovens e acima de 50 anos.

Programação | Unidade Itinerante

29/11/2012 (Quinta-feira)
Estação Rodoviária, 8h às 12h

30/11/2012 (Sexta-feira)
Loteamento Residencial Caetano, 8h às 15h

01/12/2012 (Sábado)
Praça Dom José Marcondes, 9h às 13h

O CTA está localizado à rua Ipiranga, 291, na Vila Esplanada. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O usuário pode agendar o atendimento pelo telefone (17) 3231-9939.

Saúde no Bairro visita 
Residencial Caetano

O projeto Saúde no Bairro, mantido pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, visita nessa sexta-feira (30/11) o Residencial Caetano, localizado na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio, na região norte do município.
 Com dois ônibus adaptados em consultórios médico, odontológico e ginecológico, o projeto leva atendimento a locais que não têm unidades de saúde próximas.
 Nessa sexta-feira será oferecido aos moradores atendimento médico e exames preventivos como coleta de papanicolaou, aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
 Para ser atendido, basta que o munícipe vá até o local onde os ônibus vão estar estacionados portando documentos pessoais. O atendimento será realizado das 8 às 16 horas.

Saúde no Bairro
Data – 30/11/2012 (sexta-feira)
Horário – 8 às 16 horas
Local – Residencial Caetano (Rua Marcos Avila s/N -Igreja Formosa).

Nenhum comentário: