quinta-feira, 19 de julho de 2012

Rio Preto na lista do PAC da Mobilidade


O Plano de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São José do Rio Preto está entre os projetos que podem ser contemplados no PAC da Mobilidade, que reuniu hoje (19/07), em Brasília, 75 prefeitos. O prefeito Valdomiro Lopes participou da audiência com a presidente Dilma Roussef, que convidou chefes do executivo de 75 municípios, sendo 22 cidades do Estado de São Paulo.
O projeto rio-pretense ganhou destaque em matéria na página C4 do jornal O Estado de São Paulo, edição desta quinta-feira, por ser a única cidade que já apresentou projeto detalhado da obra e deve ser contemplada com recursos.
Com custo de R$330 milhões, o Plano de Mobilidade Urbana tem objetivo de preparar Rio Preto para os próximos 30 anos em termos de infraestrutura de trânsito e transportes com a implantação de um novo sistema de transporte e mobilidade urbana, intermodal, moderno e eficiente, com a integração de ciclovias, corredores preferenciais e linhas de transporte operado por ônibus com o futuro sistema sobre trilhos.
O plano prevê a construção de viadutos em vários pontos: Viaduto Av. João Bernardino e Av. Fortunato E. Vetorasso, para acesso à região Norte, (que já está viabilizado e será construído com recursos do leilão e vai servir de contrapartida do município à verba da União); viaduto na Rua Capitão Faustino de Almeida com a Avenida Mirassolândia; estudo e projeto de Túnel ou viaduto na Rua João Mesquita.
Foram apresentadas hoje as regras do processo seletivo dos municípios, que deverão elaborar o projeto executivo para as obras de mobilidade urbana. Os municípios poderão apresentar até duas propostas. A inscrição da Carta Consulta deve ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível no site do Ministério das Cidades (www.cidades.gov.br), a partir do dia 23 de julho até o dia 31 de agosto.
Haverá uma pré-seleção entre 3 de setembro e 1º de outubro, para o enquadramento das propostas, além de reuniões presenciais para entrevistas e análise final até o dia 29 de novembro. A divulgação das cidades selecionadas será no dia 30 de novembro.

Nenhum comentário: