segunda-feira, 16 de julho de 2012

A partir desta terça-feira (17/7), crianças até 5 anos podem ser vacinadas contra gripe


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto inicia nesta terça-feira (17/7), nova estratégia de vacinação contra gripe no município. A vacinação, antes restrita a grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, será estendida para crianças até cinco anos de idade residentes no município. A estimativa é de que pelo menos 16.937 crianças sejam vacinadas.
 Claudia Maria Frausto Lechado, gerente de imunização interina da Secretaria de Saúde, explica que a extensão da faixa etária a ser imunizada no município foi solicitada à Secretaria de Estado da Saúde devido ao registro de casos fora dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e devido à vulnerabilidade das crianças até 5 anos de idade.
 “Até o presente momento, somente eram vacinadas crianças menores de dois anos e com mais de seis meses, a partir de hoje, qualquer criança residente no município de São José do Rio Preto com idade até cinco anos poderá ser imunizada contra gripe. Basta que o pai ou responsável leve o filho até uma das 25 unidades de saúde mais próxima de sua casa. Lembrando que somente será vacinada a criança que apresentar caderneta de vacinação ou o Manual crescendo com saúde”, afirma Claudia.
 Alerta ainda que , no caso das crianças, são necessárias duas doses da vacina contra gripe – a segunda deve ser aplicada 30 dias após a aplicação da primeira para a completa imunização contra a influenza.
 Paralelamente à vacinação das crianças até cinco anos de idade, a vacina continuará a ser aplicada em gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas com prescrição médica em qualquer uma das 25 unidades de saúde do município.
 Na versão 2012, a vacina imuniza contra três tipos de vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e B. “A vacina não é recomendada para quem tem alergia a ovo e aos seus componentes”, explica a responsável pelo setor.

Nenhum comentário: