segunda-feira, 16 de julho de 2012

80 mil pessoas curtiram a 12ª edição do FIT


Durante onze dias, o município respirou arte e cultura. A 12ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto terminou no último sábado (14/7) em grande estilo, com a apresentação do espetáculo “Macbeth – Who it that Bloodied Man?”, de Teatr Biuro Prodózy (Polônia). Exército em motocicletas, bruxas em pernas de pau, utilização de fogo, canções ao vivo e um cenário próximo ao público, encantaram cerca de 4 mil pessoas presentes na última peça.
 Ao todo, foram 115 apresentações teatrais, espalhadas pelos quatro cantos da cidade. Além dos teatros e espaços fechados, as ruas e praças foram contempladas, com apresentações nas regiões norte, sul, leste e oeste. A novidade desta edição, além da utilização do Teatro Municipal Paulo Moura, com 940 poltronas, foram as peças teatrais apresentadas nos quatro complexos educacionais Núcleo da Esperança, proporcionando lazer e cultura para a população que mora em regiões afastadas.
 “O público que participou do FIT 2012 superou as expectativas de comissão organizadora. Acredito que aproximadamente 80 mil pessoas participaram das apresentações durante os 11 dias do Festival", informa Alexandre Costa, secretário de Cultura.
 Nesta edição, as atividades formativas também tiveram espaço na programação. Entre os destaques, os workshops realizados pelos integrantes do grupo americano La Pocha Nostra e pela Nathalie Fari e Michaela Muchina; e o percurso pela arte do grafite com a “Galeria Itinerante”, ministrado por Guto Silva.
 “Nós conseguimos realizar mais uma edição do Festival, em que foram apresentadas propostas inovadoras e provocações que mantém o FIT como espaço de reflexão e vitrine do teatro no Brasil”, destaca Sebastião Martins, coordenador geral do FIT.
 O 12º FIT foi uma realização do SESC-SP e Prefeitura de São José do Rio Preto, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM.

Nenhum comentário: