sábado, 17 de março de 2012

Correios lançam selo e carimbo em comemoração aos 160 anos de São José do Rio Preto


Os Correios lançam na segunda-feira (19), às 10h, nas dependências do Complexo Educacional Núcleo da Esperança, Estrada Municipal SJR 355 – Pastor Doutor José Perozin, s/n, São José do Rio Preto (SP), selo personalizado e carimbo postal comemorativo dos 160 anos de história de São José do Rio Preto, ocasião em que será inaugurado o Complexo Educacional.
O evento conta com a presença do prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes; do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; do Diretor Regional dos Correios de São Paulo Interior, Joseph de Faro Valença e demais autoridades.


O lançamento das peças é uma iniciativa do prefeito Valdomiro Lopes, que solicitou aos Correios  a confecção do selo personalizado  e do carimbo comemorativo alusivos aos 160 anos do município.
O selo personalizado é composto por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, o selo estampa em uma imagem aérea, a foto do Complexo Educacional Núcleo da Esperança sobreposta pelos dizeres: COMPLEXO EDUCACIONAL NÚCLEO DA ESPERANÇA – 160 anos. Completa o conjunto visual a logo da atual administração de Rio Preto.

Foram produzidos 6.012 selos personalizados, os quais serão utilizados nas postagens de correspondências da prefeitura.

Já o carimbo comemorativo, de autoria do Departamento de Filatelia e Produtos da ECT – DEFIP, apresenta ao centro a logo da atual administração de Rio Preto e os dizeres: 160 Anos. Ao redor, em círculo, os dizeres: 160 ANOS DE HISTÓRIA – Correios – São José do Rio Preto – SP – 19.3 a 17.4.2012 (referente ao período de circulação do carimbo).

Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de São José do Rio Preto (Rua Prudente de Moraes, 3057 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).

HISTÓRIA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Desbravamento e ocupação do solo do sertão brasileiro. Assim começa a história de São José do Rio Preto, quando, a partir de 1840, mineiros fixaram-se aqui e deram início à exploração agrícola e à criação de animais domésticos.
Em 1852, Luiz Antônio da Silveira doou parte de suas terras ao seu santo protetor, São José, para que o patrimônio desse origem a uma cidade. Em 19 de março daquele ano, considerado o dia da fundação da cidade, João Bernardino de Seixas Ribeiro, que já havia construído uma casa de sapé nas terras do patrimônio, liderou os moradores da vizinhança para erguer um cruzeiro de madeira e edificar uma pequena capela.
A lei n° 294, de 19 de julho de 1894, desmembrou São José do Rio Preto de Jaboticabal e a transformou em município. Era um imenso território, limitado pelos rios Paraná, Grande, Tietê e Turvo, com mais de 26 mil km2 de superfície. Neste mesmo ano, foi nomeado o primeiro intendente.
A origem do nome do município vem da junção do padroeiro da cidade, São José, e do rio que corta o município, o Rio Preto. A partir de 1906, a cidade teve seu nome reduzido para Rio Preto. Somente em 1945, foi retomado o nome original de São José do Rio Preto.


Com a chegada da Estrada de Ferro Araraquarense (EFA), em 1912, a cidade assumiu uma importante posição de pólo comercial de concentração de mercadorias produzidas no então conhecido "Sertão de Avanhandava" e de irradiação de materiais vindos da capital. Fonte: http://www.riopreto.sp.gov.br

SOBRE OS NÚCLEOS DA ESPERANÇA
Creche, escola de Ensino Fundamental e complexo poliesportivo, todos os prédios e serviços disponíveis no mesmo espaço. Essa é a proposta do projeto Núcleos da Esperança, que são complexos educacionais que começaram a funcionar no último mês de fevereiro em São José do Rio Preto pela Prefeitura.
Os Núcleos da Esperança são denominados: Núcleo Vila Azul, Núcleo Schmitt, próximo ao loteamento Santa Catarina, Núcleo Felicidade (próximo aos loteamentos Santa Clara e Bosque Verde) e Núcleo Mirassolândia/Bela Vista, próximo ao loteamento Pousada dos Pássaros.
Para levar equipamentos sociais a moradores de loteamentos irregulares (áreas rurais loteadas e comercializadas sem a infra-estrutura e documentação necessárias previstas em lei. Como esses loteamentos não estão regularizados perante a Prefeitura, não podem receber estrutura básica como asfalto, sistema de água e esgoto, entre outros0), a Prefeitura adquiriu quatro grandes áreas com 48 mil metros quadrados cada, em regiões distintas do município, onde foram construídas creches e escolas de ensino fundamental e onde estão sendo finalizados complexos poliesportivos com campo de futebol, quadra de areia e até piscina semi-olímpica.Os locais ainda deverão receber uma unidade de saúde da família cada.
Cada núcleo ainda está proporcionando a criação de pelo menos 125 empregos diretos na área de educação com cargos que vão da zeladoria à limpeza, chegando a coordenadores pedagógicos, supervisores, professores e diretores de escola.
O investimento total no projeto é de R$ 80 milhões, com verba quase exclusiva da Prefeitura. A única contrapartida federal será do Ministério da Saúde com aporte R$ 1,6 milhão, na construção das quatro unidades de saúde da família.
“Os núcleos obedecem a um novo conceito, é um complexo educacional completo que tem desde a escola infantil que atende a maternal, berçário, jardins 1 e 2 ao ensino fundamental, com atendimento de 1ª a 5º anos”, explica o prefeito de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopes.
Cada núcleo também vai oferecer aos estudantes salas multiuso para reforço escolar, informática, música, teatro, além de esportes como judô e futebol. Os quatro espaços contam ainda, além das duas escolas, com quadra poliesportiva, campo de futebol, vestiários e piscinas. As aulas serão em período integral.
Apenas na escola de ensino fundamental do Núcleo do Alvorada as atividades deverão ser iniciadas no mês de abril. Durante esse período, os estudantes dos loteamentos próximos continuarão a ser atendidos por outras escolas da rede municipal de ensino, com direito a transporte gratuito, como já é realizado.
Somente nos Núcleos foram sendo criadas 3,8 mil novas vagas em escolas, desde a creche ao ensino fundamental. (Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação).


Nenhum comentário: