sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Semana Municipal de Mobilização contra a Dengue de sábado (19/11) até sexta-feira (25/11)


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria de Saúde, realiza a partir deste sábado (19/11), até a próxima sexta-feira (25/11), Semana Municipal de Mobilização contra a Dengue. A ação visa orientar a população do município sobre as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e faz parte do Plano de Ações contra a Dengue, implantado no último mês.
Segundo o gerente da Vigilância Ambiental, Frank Hulder de Oliveira, durante a semana será realizado passeata, arrastões, orientações em escolas, apresentações de teatro, palestras, pedágios educativos, além de orientações durante a realização de feiras-livres.
A mobilização será aberta neste sábado, a partir das 9 horas, com uma passeata que deverá reunir cerca de 100 pessoas, no bairro Santo Antônio. O trajeto terá início na frente da Unidade Básica de Saúde do bairro, na Rua Ida Tagliavini Polachini, 580, e deverá percorrer as principais ruas dentro da área da abrangência.
Durante a passeata, agentes de saúde vão orientar a população e distribuir material educativo sobre a dengue. A fanfarra da escola Darcy Ribeiro também participará da ação.
Já no Parque da Cidadania, também localizado na região norte do município, será realizado um arrastão para a retirada de potenciais criadouros do Aedes aegypti. Agentes de saúde, carroceiros da Cooperativa e equipes da Secretaria de Saúde vão percorrer todo o bairro. Serão distribuídos sacos de lixo aos moradores para que eles também colaborem nas ações e eliminem de suas casas quaisquer recipientes inservíveis que possam acumular água.
A orientação sobre dengue também será realizada por agentes de saúde durante a Caravana da Cidadania, que ocorrerá durante todo o sábado, na escola municipal Michel Pedro Sawaya, no Cristo Rei.
Programação
Na segunda-feira, 21/11, por exemplo, agentes de saúde irão orientar estudantes e funcionários em escolas municipais. Uma equipe visitará a escola municipal Riscieri Berto, no Solo Sagrado e outra a escola Sítio do Pica Pau Amarelo. Na mesma data, será realizada distribuição de material educativo sobre dengue no semáforo que dá acesso ao condomínio Vila Borghese.
Já na terça-feira estão previstas dinâmicas com alunos da escola de educação infantil Mônica e Cebolinha, palestra na escola Guiomar Maia e orientação no mini-terminal de ônibus, em frente ao Supermercado Trídico.
Nos dias 24 e 25/11, no distrito de Talhado, será realizado pedágio contra a dengue. Agentes de saúde distribuirão panfletos e orientarão os moradores sobre os meios de se evitar a transmissão da doença.

19/11/2011
 Orientações sobre dengue e distribuição de material
educativo durante a Caravana da Cidadania
Arrastão feito por agentes de saúde, realizado
casa a casa no bairro Parque da Cidadania.
Passeata pelos bairros da área de abrangência da UBS Santo Antônio, com distribuição de material educativo sobre dengue.
19 a 23/12/2011
 Apresentação de teatro, realizado por agentes de saúde,
na sala de espera da UBSF Cidade Jardim.
21/11/2011
 Orientação sobre dengue
na escola municipal Riscieri Berto
Panfletagem e orientação sobre cuidados com a dengue
no semáforo que dá acesso ao condomínio da Vila Borghese
Orientação sobre prevenção à dengue na
escola municipal Sítio do Pica Pau Amarelo
Panfletagem e orientação sobre cuidados com a dengue no semáforo da Avenida Fortunato Ernesto Vetorazzo
22/11/11
 Dinâmica sobre criadouros do mosquito e orientação controle da dengue, na escola Mônica e Cebolinha
Palestra de orientação sobre prevenção contra a dengue, na escola municipal Guiomar Maia.
Orientação sobre dengue, hepatite e doenças sexualmente transmissíveis, no Mini-terminal em frente ao Supermercado Trídico
23/11/2011
 Orientação contra dengue no
campo de futebol do bairro Cecap
24/11/2011
 Palestra de orientação na
escola municipal Sônia Ventureli
Orientação sobre dengue
no Supermercado Laranjão
Divulgação da campanha contra dengue,
no grupo da terceira idade HAS/DM
24 e 25/11/2011
 Pedágio contra a dengue, no distrito de Talhado, na  última lombada da rotatória da vicinal e cruzamento do bar do Jair
25/11/2011
 Orientações sobre dengue durante
na feira-livre do bairro Santo Antônio
Orientação sobre dengue
no Supermercado Oyama
Orientação sobre dengue na ECO – Escola de Competências Santo Antônio
Distribuição de material educativo
e orientação no Auto Posto Palace
Apresentação de teatro, realizado por agentes de saúde, na sala de espera da UBSF Jardim Simões/Renascer

Nenhum comentário: