terça-feira, 15 de novembro de 2011

Informativo da Oficina Cultural Fred Navarro


ATIVIDADES GRATUITAS
 ARTES PLÁSTICAS
 WORKSHOP “ANOTAÇÕES, REFLEXÕES E DESDOBRAMENTOS” – CRIAÇÃO DE LIVROS-OBJETO
Coordenação: Pedro Rocha Taypa
19/11 a 10/12/2011 – sábados – 10h às 13h
Público: Artistas plásticos, estudantes de pintura e desenho e interessados a partir de 14 anos
Oficina Cultural Fred Navarro - Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 Imperial
O workshop tem como proposta colocar o participante em contato direto os livros-objeto, uma nova manifestação plástica onde o livro (geralmente composto por uma narrativa feita com palavras) assume o status de suporte para obras visuais. Desenvolvida a partir das técnicas de encadernação e mista sob tecido (pintura, colagens e monotipias), a obra transforma-se em fragmentos de textos, gestos gráficos e pinturas, materializando, assim, um instrumento de vivência de processo criativo, ampliando a capacidade expressiva e de apreciação dos participantes.
Pedro Rocha Taypa é artista plástico que dedica-se à pesquisa de novos suportes para a criação. Ministra cursos nas áreas de modelagem em argila e pinturas alternativas. Já expos seus trabalhos em todo o estado de São Paulo, recebendo prêmios por suas obras.

CULTURA TRADICIONAL
PALESTRA “MITOS DA CULTURA AFRICANA”
Coordenação: Kiusam de Oliveira
23/11/2011 – quarta-feira – 18h às 21h
Público: Interessados na área (professores, arte educadores,
estudantes de História, Letras, Ciências Sociais e Pedagogia)
Oficina Cultural Fred Navarro - Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 Imperial
A atividade investiga e demonstra as raízes da cultura afro-brasileira, sobretudo a mitologia iorubana presente na produção literária e musical de afrodescendentes, revelando a sabedoria presente nas heranças deixadas pelos ancestrais que remontam ao continente africano, entre eles a musicalidade, a tradição da literatura oral, a dança e a religiosidade.
Kiusam de Oliveira é doutora em Educação pela USP e especialista nas temáticas das relações etnicorraciais, de gênero, da corporeidade, candomblé de ketu e educação e cultura afro-brasileira. Possui extensa produção técnica e tem desenvolvido pesquisas e apresentações artísticas sobre a cultura afro.

PALESTRA: “A COR DO BRASIL – CONTRIBUIÇÃO
 DA HERANÇA CULTURAL AFRICANA”
Coordenação: Roseli Cury
24/11/2011 – quinta-feira – 14h30 às 18h30
Público: Professores, estudantes e interessados no tema a partir de 16 anos.
Secretaria Municipal de Educação - Rua General Glicério, 3947 Imperial
A palestra “A cor do Brasil – contribuição da herança cultural africana” refletirá sobre os aspectos da herança cultural africana presente na cultura brasileira, associando os eventos históricos da formação de nossa sociedade e de que maneira a cultura afro-brasileira se estruturou, bem como foi representada, apresentando, assim, as duas faces de um mesmo processo.
Roseli Cury é graduada em Pedagogia, possui especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, Arte Educação e Tecnologias Contemporâneas, e Educação Especial, além de aperfeiçoamento em Educação Ambiental. A profissional tem ministrado cursos e palestras na área de Arte educação, Diversidade e Etnias, Ensino e Sustentabilidade.

Oficina Cultural Fred Navarro
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 - Imperial
São José do Rio Preto / SP
Tel. 17 3234 2405 | 3212 9235
frednavarro@oficinasculturais.org.br

Nenhum comentário: