quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Nota de Falecimento de Dom José de Aquino Pereira (Bispo Emérito de São José do Rio Preto).


Dom Paulo Mendes Peixoto, unido em oração a toda a Igreja de São José do Rio Preto, comunica o falecimento de dom José de Aquino Pereira, bispo emérito da Diocese.
Dom José, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa desde o último dia 30 de outubro, foi vítima de broncopneumonia bilateral; “agravada” por sua idade avançada. Seu falecimento se deu no início da tarde dessa quinta-feira, 17 de novembro.
CELEBRAÇÕES EXEQUIAIS | SEPULTAMENTO
O velório acontece hoje quinta-feira, dia 17 de novembro, a partir das 18h na Sé Catedral.
A missa de corpo presente de Dom José de Aquino será celebrada amanhã, dia 18 de Novembro, às 16h na Catedral de São José, presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto.
O sepultamento acontecerá, às 17h na cripta dos bispos da catedral.
ORAÇÕES
Dom Paulo Mendes Peixoto pede a sintonia de orações por parte de toda a Diocese em favor de dom José de Aquino Pereira. É desejo do bispo diocesano que – desde já – sejam iniciadas as missas em sufrágio da alma do religioso, nas comunidades, desde a presente data.
HISTÓRICO
Dom José de Aquino Pereira
Dom José de Aquino Pereira nasceu no dia 22 de abril de 1920, no Distrito de Vila Real (Trás-os-Montes), em Portugal; filho de Manuel de Aquino Pereira e Dona Maria do Rosário Pereira.
Ingressou no Seminário Diocesano de Vila Real no dia 3 de outubro de 1931, onde fez o curso ginasial, e veio para o Brasil em 1938, matriculando-se no Seminário Central de Ipiranga, em São Paulo, no mesmo ano.
Fez, no referido Seminário, os cursos de Filosofia e Teologia. Ordenou-se sacerdote a 3 de dezembro de 1944, na Catedral de São Carlos, onde, a partir daí, exerceu vários cargos dentro da diocese.
Em 21 de janeiro de 1958, foi nomeado, pelo Papa Pio XII, Bispo da Diocese de Dourados, em Mato Grosso do Sul. A sagração foi no dia 13 de abril de 1958, na Catedral de São Carlos. A posse em Dourados deu-se em 26 de maio do mesmo ano.
Em seu brasão dom José de Aquino assumiu como lema pastoral "Oportet Illum Regnare"  (É necessário que Ele reine).
Aos 25 de março de 1960, o Papa João XXIII nomeou dom José de Aquino para a recém criada Diocese de Presidente Prudente (SP), da qual tomou posse aos 2 de julho do mesmo ano. Em maio de 1968 ele foi nomeado 2º. Bispo da Diocese de Rio Preto (SP), pelo Papa Paulo VI, e dela tomou posse solene aos 4 de agosto do mesmo ano.
Dom José de Aquino assumiu a nova diocese em tempos difíceis de mudanças de paradigmas trazidas pelo Concílio Vaticano 11. Dois grandes desafios o esperavam: a escassez e diversidade de mentalidade do clero aliadas à situação econômico-financeira recessiva na qual tinha entrado a diocese. O novo bispo sentiu a necessidade de ter um presbitério moldado segundo uma orientação sólida, humana e eclesial.
Depois de avaliar as iniciativas, as experiências e as desistências de muitas dioceses do Brasil, no tocante à formação do clero, decidiu criar e instalar o Seminário Maior Diocesano Sagrado Coração de Jesus. O acontecimento se deu aos 17 de fevereiro de 1975, às 9 h, durante a celebração da missa na capela do Seminário Menor Diocesano Nossa Senhora da Paz, com a participação do Conselho de Presbíteros.
Assim, com apenas 5 seminaristas maiores, apoiados pela Diocese de Pavia (Itália), dava seus primeiros passos o único Seminário Filosófico-Teológico da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto. O prédio novo do Seminário foi negociado com a Secretaria Estadual de Educação e a ela vendido. O antigo prédio, à Rua Floriano Peixoto, 1967, foi reformado e ampliado para receber os novos alunos. As obras terminaram em 1969.
Preocupado em organizar a diocese, assim como ativar sua vida pastoral, dom José publica o 1º Plano de Pastoral de Conjunto, que valera para o triênio 1970 a 1972. Aos 17 de março e 1979, o novo bispo institui seis Vicaranias  Forâneas  com seus respectivos vigários.
À medida que os compromissos financeiros iam sendo saldados, dom José recuperava e fortalecia o patrimônio do Seminário, assim como reformava o Palácio Episcopal e começava a campanha de construção da nova catedral.
A cidade de São José do Rio Preto, por volta de 1965, tinha aproximadamente 150 mil habitantes e sete paróquias, enquanto a diocese era formada por 44 igrejas matrizes, totalizando 51 paróquias em toda a Diocese.
Em 1995, quando Dom José colocou o cargo à disposição da Santa Sé (por motivação canônica; observando o limite de idade: 75 anos), a cidade de São José do Rio Preto contava com 350 mil habitantes e 21 paróquias.
Enquanto a diocese, cujo território de 16.276 km2 ocupava as áreas de 57 municípios, com uma população de 888.799 habitantes, chegou a 79 paróquias. Portanto, durante o Episcopado de dom José de Aquino foram criadas 28 paróquias e ordenados quarenta sacerdotes.
De 1966 a 1995 surgiram as comunidades religiosas diocesanas femininas da Ressurreição, do Instituto Imaculado Coração de Maria, assim como os Servos e Servas da Igreja.
Após a aceitação, pela Santa Sé, de seu pedido de renúncia, dom José teve a alegria de consagrar, na Catedral, juntamente com Dom Serafim Fernandes de Araújo, Cardeal de Belo Horizonte, Pe. David Dias Pimentel, Reitor do Seminário Maior da diocese, como Bispo Auxiliar da capital mineira.
Nos últimos anos, dom José de Aquino Pereira residia em São José Rio Preto (SP). O bispo emérito faleceu hoje, quinta-feira, 17 de novembro, aos 91 anos de idade.

Prefeito decreta Luto Oficial 
pela morte de D. Aquino 

O prefeito Valdomiro Lopes decretou luto oficial de três dias, a contar de hoje (17/11) pela morte do bispo emérito de São José do Rio Preto, D. José de Aquino Pereira.  O decreto será publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (18/11).
D. Aquino foi nomeado 2º. Bispo da Diocese de Rio Preto pelo Papa Paulo VI, em maio de 1968. Foi ele quem reformou o Palácio Episcopal e iniciou a campanha de construção da nova catedral.
A cidade de São José do Rio Preto, por volta de 1965, tinha aproximadamente 150 mil habitantes e sete paróquias, enquanto a diocese era formada por 44 igrejas matrizes, totalizando 51 paróquias em toda a Diocese.
Dom José Aquino permaneceu no cargo até 1995, quando colocou o cargo à disposição da Santa Sé (por motivação canônica; observando o limite de idade: 75 anos). Rio Preto já contava com 350 mil habitantes e 21 paróquias.
Durante o Episcopado de dom José de Aquino foram criadas 28 paróquias e ordenados 40 sacerdotes. Nos últimos anos, dom José de Aquino Pereira residiu em São José Rio Preto, onde veio a falecer, nesta quinta-feira, 17 de novembro, aos 91 anos de idade. Ele foi vítima de broncopneumonia bilateral; “agravada” por sua idade avançada.

Biografia publicada em nosso blogue em 
22 de abril de 2009 ,  dia em que completou 
seu octagézimo nono aniversário.

Nenhum comentário: