domingo, 13 de novembro de 2011

Alunas de corte e costura participam de palestra sobre ‘Violência contra a mulher’


As alunas do curso de corte e costura, do Projeto “Costura e Arte” desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto em parceria com o Fundo Social do Estado de São Paulo – FUSSESP, participaram nesta quarta-feira (9/11), da palestra “Violência contra a mulher”. O curso é gratuito e teve a participação de 70 pessoas.
O curso de Corte e Costura acontece no Centro de Formação do Fundo Social, nas salas do antigo Cefam. De acordo com a coordenadora do Rosana Tavares o objetivo do curso é qualificar e aperfeiçoar pessoas com atividades voltadas para o corte e costura, modelagem industrial e artesanal, customização de roupas e patchwork, para que possam gerar renda familiar.
Assim, além das aulas práticas de corte e costura e modelagem, as alunas recebem orientações sobre: Relacionamento Interpessoal; Política de atendimento- Serviços; Apresentação Pessoal – Higiene e cuidados básicos com a saúde; Serviços de Saúde; Prevenção a Drogas; Conselho Tutelar; Postura Profissional – Preparação do Currículo e treino para entrevista de emprego; Cooperativas-  e Informações sobre associação ao Micro Empreendedor Individual; e, Estilo e Moda .
Sobre “Violência Contra a Mulher” as participantes do curso receberam informações da advogada Thalyta Geisa de Bortoli, acompanhada da estagiária de Serviço Social, Silmara Felício, ambas da Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia.
Foram abordados temas como: violência sexual, violência doméstica, violência físico-emocional, psicológica, social, racial, profissional e ideológica.
No dia 26 de outubro, a equipe técnica do projeto “Mulher - DST/Aids”, da Secretaria Municipal da Saúde, Maria Aparecida Fernandes, Luzia Moretti, Franciele Rodrigues, Marilde dos Santos realizaram palestra para as cursistas do Centro de Formação do Fundo Social, sobre: O que significa DST?;  Como saber se tenho uma DST?  O que eu faço se aparecer um desses sintomas?;  O que NÃO devo fazer? O que é aids?  Existe diferença entre aids e HIV?  Como se pega? Como saber se tenho o HIV?
As aulas acontecem na rua Eduardo Nielsen, nº 420, no Jardim Congonhas, antigo prédio do Cefam. Os interessados em participar dos próximos cursos podem entrar em contato com a equipe do Fundo Social através do telefone (17) 3214-9010.

Nenhum comentário: