quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Paróquia São Francisco de Assis recebe a apresentação do grupo musical Raizeiros



A Paróquia São Francisco de Assis de São José do Rio Preto recebe nesta sexta-feira, dia 14, às 20h, a apresentação dos "Raizeiros". Mesas para quatro pessoas custam R$ 50.
 O espetáculo musical "Raizeiros" é a concretização do desejo que nasceu lá atrás e homenageia Cornélio Pires, jornalista, escritor, poeta, folclorista e cantador - que por iniciativa própria gravou o primeiro disco de música caipira no Brasil, e com sua turma viajou por várias cidades do Interior. 
 Em uma hora e meia de apresentação, o musical conta a história da música raiz sertaneja desde seu início, em meados de 1910, até o começo dos anos 2000, e apresenta 21 canções, de várias décadas. Estão lá músicas como “Jorginho do Sertão” (a primeira música raiz gravada), “As Tristezas do Jeca”, “Vida Marvada”, “Mão do Tempo”, “Menino da Porteira”, “Chalana”, “Pagode em Brasília”, “Boate Azul”, “Amargurado”, entre outras composições. 
 As canções são interpretadas em um show acústico com voz, violão, violão base, baixo acústico, viola caipira, harpa e percussão. A narração fica por conta de Manoel Neves Filho, que destaca a trajetória de Cornélio Pires. No time de músicos, há dois paraguaios, Arsenio Nuñez (harpa e voz) e Julian Diaz (vilão base e voz), o que, para Fabri, aproxima mais o público da realidade da música raiz, que, segundo ele, tem grande influência da música paraguaia, chilena e mexicana. Mestre Boca, na percussão, e Gustavo Paulucci, baixo acústico, completam o grupo. 
 O tempo de pesquisa para o musical foi de 2009 a 2012, e a produção levou seis meses. Assinado pela estilista Cássia Guimarães, mulher de Fabri, o figurino é inspirado nas vestimentas do final do século 19 e início do século 20, com forte influência da sofisticação da moda europeia. 
 “Minha vontade foi mostrar para os jovens o que tem de belo na música genuinamente brasileira. A composição, a poesia, foram ficando para trás. Infelizmente, as letras se tornaram mais pejorativas”, diz ele, que também é diretor geral do espetáculo. 

 Apresentação musical do grupo "Raizeiros", sexta, dia 14,  às 20 horas, na Paróquia São Francisco de Assis.  Mesas para quatro pessoas R$ 50. Informações: (17) 3216-1117

Nenhum comentário: