sábado, 22 de novembro de 2014

Campanha dos 16 Dias de Ativismo da Luta Internacional da Não Violência contra as Mulheres


O Prefeito Valdomiro Lopes participou da abertura oficial da Campanha dos 16 Dias de Ativismo da Luta Internacional da Não Violência contra as Mulheres, na manhã desta sexta-feira (21/11), no hall de entrada da prefeitura, junto com a Secretária dos Direitos para Mulheres, Pessoa com deficiência, Raça e Etnia, Eni Fernandes. Um painel foi instalado no local para lembrar da Campanha.
A Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres foi criada em 1991 por mulheres de diferentes países, com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.
No Brasil, a campanha tem início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, pelo reconhecimento histórico da discriminação contra a população negra, especialmente as mulheres negras brasileiras.
A Secretária dos Direitos para Mulheres, Pessoa com deficiência, Raça e Etnia, Eni Fernandes, parabenizou o Governo Municipal por tornar Rio Preto “uma das cidades do Brasil que mais investem no combate à violência contra a mulher”.
“Na busca em fazer Rio Preto um exemplo no combate à violência contra a mulher, nós investimos muito e conseguimos implantar pela primeira vez no Brasil, a casa de acolhimento à mulher vítima de maus tratos e a casa de atendimento ao homem agressor. Além de termos construído o Centro de Atendimento à Saúde da Mulher, que é referência no Brasil”, afirma o prefeito.
Depois da abertura oficial da campanha, cerca de 50 pessoas fizeram uma passeata até a praça Rui Barbosa, no Centro da cidade.
A Campanha vai até o dia 10 de dezembro com várias atividades.

25/11 - 17h30

Tribuna Livre, sobre os 16 dias de

ativismo.

Local: Câmara Municipal

Rua Silva Jardim, 3357 – Centro

28/11 – 14 horas

Palestra: "Enfrentamento à violência

contra Mulher"

Local: Associação Riopretense de

Educação e Saúde (ARES)

Rua Iriritiba 1370 – Jardim Sônia

29/11 – 8 horas

Participação na XVII Caravana Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Preto (ACIRP) da Cidadania na Escola Municipal Dr. Ruy Nazareth.

Rua Almelinda Aparecida de Paula Amaral, 149 – Parque Jaguaré Antônio

03/11 – 8 horas

Discussão da temática violência doméstica, pela FAPERP e Secretaria de Assistência Social, em todos os grupos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS).

04/12 – 9 horas

Palestra com o tema “Violência Obstétrica” realizada pela Defensoria Pública em parceria com a ACIRP

Rua Silva Jardim, 3099 - Centro

05/12 – 14 horas

Divulgação e reflexão do tema Prevenção à Violência Doméstica aos Educadores Profissionais e Vice Diretores do Programa Escola da Família pela Diretoria de Ensino – Regional São José do Rio Preto.

06/12 e 07/12 – das 9 às 17 horas

Divulgação e orientação sobre o tema violência doméstica nas escolas parceiras do Programa Escola da Família, abrangendo a comunidade em geral, pela Diretoria de Ensino – Regional São José do Rio Preto.

10/12 – 17 horas

Encerramento: Caminhada pelo fim da violência contra a mulher.

Local: Concentração na Represa Municipal (em frente ao AME).

Nenhum comentário: