quarta-feira, 7 de maio de 2014

Técnicos de Vitória vem conhecer programa de implantes dentários de São José do Rio Preto


Técnicos em saúde bucal da Prefeitura Municipal de Vitória, no Espírito Santo, chegaram nesta quarta-feira (7/5) ao município para conhecer o sistema de implantes dentários, implantado pela Prefeitura de Rio Preto na rede pública de saúde. O objetivo da visita é conhecer o programa para implantá-lo no município capixaba. 
Segundo a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Heloísa Garcia Amaral, os técnicos devem ficar dois dias no município. “Neste período eles vão ver de perto como é protocolo e o modo de funcionamento do programa”, afirma. 
De acordo com Egidio Davilla Junior, Chefe da Área Técnica Saúde Bucal da Prefeitura de Vitória, eles tiveram conhecimento do programa rio-pretense durante o 32º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), realizado entre janeiro e fevereiro deste ano, em São Paulo. 
Esta visita técnica ao serviço será de grande valia para intercâmbio de informações e observação "in loco" dos processos de trabalho. Pretendemos implantar o mesmo programa em Vitória, nosso projeto está em fase de planejamento”, disse Junior. Também faz parte da equipe a implantodontista Viviane Galon. 
Implantes
O implante dentário pelo Sistema Único de Saúde foi implementado na rede pública de saúde em abril de 2013 e funciona atualmente no Centro de Atendimento Odontológico (CEO) Centro. Os implantes dentários são realizados por meio da fixação de um parafuso de titânio no osso (maxila ou mandíbula) para substituir a raiz do dente. 
Para ser atendido, os usuários SUS deverão procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e agendar consulta com o dentista, que vai analisar e realizar o encaminhamento para o Centro de Especialidades, se o paciente se enquadrar nos critérios do programa.
Desde a implantação do programa na rede já foram realizados mais de 600 implantes.

Nenhum comentário: