sexta-feira, 9 de maio de 2014

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada


O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Em Rio Preto, a vacina contra a doença continuará disponível em todas as 26 unidades de saúde do município. 
Devem se vacinar contra influenza pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. 
Segundo a enfermeira e gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, a pessoa que se enquadra nos critérios do Ministério da Saúde tem de ir até a unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais e caderneta de vacinação ou o Manual Vivendo com Qualidade, distribuído gratuitamente a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em Rio Preto. 
Até a última quinta-feira, dia 8/5, foram aplicadas 50.152 doses da vacina em crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas e idosos, o que corresponde a uma cobertura de 50,3%. Já entre os portadores de doenças crônicas foram imunizadas 7.825 pessoas, o que totalizada 58.337 vacinados em Rio Preto. 
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.


Nenhum comentário: