sexta-feira, 9 de maio de 2014

Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira


Termina nesta sexta-feira (09/05), a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, promovida pelo Ministério da Saúde. Em Rio Preto, a vacina contra a doença está disponível em todas as 26 unidades de saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, exceto pelas salas de vacinas das unidades Jaguaré, Solo Sagrado, Vetorazzo, Eldorado, Parque Industrial, Santo Antônio e Vila Toninho, que funcionam até às 20 horas. 
Segundo a enfermeira e gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, até o momento foram aplicadas 50.152 doses da vacina em crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas e idosos, o que corresponde a uma cobertura de 50,3%. Já entre os portadores de doenças crônicas foram imunizadas 7.825 pessoas, o que totalizada 58.337 vacinados em Rio Preto. 
Devem se vacinar contra influenza pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. 
De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. 
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. 
Para ser imunizada, a pessoa tem de ir até a unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais e caderneta de vacinação ou o Manual Vivendo com Qualidade, distribuído gratuitamente a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em Rio Preto.

Nenhum comentário: