sexta-feira, 30 de maio de 2014

Seminário de Combate a Violência Sexual discute enfrentamento a violação de direitos


 Proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes foram os focos da palestra realizada pela assistente social, Adriana Aparecida dos Santos, durante o Seminário de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento realizado nesta sexta-feira (30/5), no Teatro Municipal Paulo Moura, reuniu 300 pessoas e teve a participação de representantes de vários segmentos do poder público de Rio Preto e região.
A Campanha faz parte das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS - em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA – e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS – no mês de combate a violência sexual.
Mestre em Política Social e Serviço Social e coordenadora do CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social - no município de Londrina, Adriana Santos abordou “O Papel do CREAS no enfrentamento a violação de direitos”. “A ação integrada entre a rede de proteção e o conhecimento de quem acolhe a situação, são primordiais no atendimento às vítimas”, ressaltou a assistente social.
“São encontros positivos como este que fomentam conhecimento e possibilitam aos técnicos da área de assistência social, trocar experiências sobre questões que envolvem o tema da violência sexual contra criança e adolescente”, destaca a secretária de Assistência Social de Rio Preto, Helena Cristina Marangoni.
O seminário teve a participação do promotor da Vara da Infância e da Juventude, André Luís de Souza, da Delegada de Proteção a Mulher e a Criança, Margarete Franco, dos representantes do Crami - Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância – Lucas Garcia, e da DRADS – Diretoria Regional de Assistência Social - Luciane Matos, além de representantes dos municípios de Altair, Icem, Tanabi, Nova Granada, Mirassol, Irapuã, Potirendaba, Jaci e Tabapuã.
A recepção ao público foi feita pelos alunos das Escolas Viva que distribuíram material informativo sobre como podem ser feitas denúncias através do Disque 100, e pela Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento Interior 5, sob o comando do Subtenente Josué Guimarães.
A atriz Gisele Lançoni, emocionou a plateia com a encenação do monólogo "Araceli, meu amor". O "Crime Araceli”, ocorrido no dia 18 de maio de 1973, marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes - criado de acordo com a Lei Federal nº 9970/00. A pequena Araceli foi estuprada e assassinada com apenas oito anos de idade, em Vitória (ES), e os autores desta violência nunca foram punidos.

Nenhum comentário: