segunda-feira, 26 de maio de 2014

Hoje é Dia do Revendedor Lotérico - 26 de maio


Esse costume foi levado para a França pelos exércitos de Carlos VIII, em 1495, e passou a ser bancado, oficialmente, desde 1539, por Francisco I, em benefício do Tesouro. O exemplo foi seguido pelos principados alemães, Países baixos... Há informações históricas de que a loteria já era conhecida pelos hebreus, egípcios e hindus, e, certamente, pelos chineses. Os prêmios desiguais foram introduzidos pelo imperador Augusto, juntamente com a tradição do sorteio de prendas, após os banquetes, que foram mantidos por todos os imperadores que o sucederam. Na Renascença, depois de ignorada durante toda a Idade Média, a loteria conheceu uma nova versão, passando a ser jogada com bilhetes premiados (pretos) e bilhetes não premiados (brancos), na Itália.

Esse costume foi levado para a França pelos exércitos de Carlos VIII, em 1495, e passou a ser bancado, oficialmente, desde 1539, por Francisco I, em benefício do Tesouro. O exemplo foi seguido pelos principados alemães, Países baixos, Austrália e até pelos Estados Pontifícios, ao tempo de Clemente XII.
Em Portugal, as loterias foram lançadas por Pedro II como remédio contra a crise econômica de seu reinado (1683-1706), mas como caráter permanente e oficial, só em 1946 foi organizada a Loteria Nacional Portuguesa, cujos lucros, de acordo com a tradição, eram revertidos para a Santa Casa e outras instituições beneficentes. 
A loteria brasileira está intimamente ligada à história da Caixa Econômica Federal, pois parte dos recursos utilizados nos estudos para a implantação da Caixa Econômica e na formação do capital de Monte de Socorro, provieram da extração de uma loteria, especialmente autorizada para aqueles fins, pela lei 1.114, de setembro de 1860. Durante muitos anos, as loterias eram autorizadas para um fim específico e no diploma legal que permitia os sorteios, onde estavam expressos os valores dos prêmios, a data e para quê se destinavam os recursos.
Já na época da República, o sistema se institucionalizou, fazendo com que as extrações fossem realizadas sistematicamente, e os resultados administrados diretamente pelo Estado. Através do Decreto 50.954, de 14 de junho de 1961, O Governo entrega a loteria ao Conselho Superior das Caixas Econômicas, já com a denominação de Loteria Federal. O resultado líquido da arrecadação é repassado aos ministérios da área social, atendendo, assim, aos vários setores da economia nacional. Com o advento de novas modalidades de loterias, também sob a administração da CEF, mais recursos são canalizados para setores da Sociedade. 
Nos últimos 15 anos, os recursos da Loteria Federal passaram a trabalhar para a construção em outro sentido: financiamento de obras, hospitais, obras de saneamento e programas do alcance do fundo de apoio ao desenvolvimento social. Obras que, certamente, o brasileiro não conhece tão bem. 

Nenhum comentário: