quinta-feira, 13 de março de 2014

MDS vem a Rio Preto conhecer serviço de família acolhedora


Rio Preto foi o único município do Estado de São Paulo selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para receber visita técnica federal e apresentar o Serviço de Acolhimento para Criança e Adolescente, realizado na cidade. O serviço de Família Acolhedora é ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas – há 10 anos.
O município foi selecionado juntamente com outros 11, dentre mais de 300 cidades pré-selecionadas no país, de acordo com Viviane de Souza Ferro de Mesquita, consultora técnica da Coordenação Geral de Serviços de Vigilância Socioassistencial, que integra o departamento de Gestão do SUAS – Serviço Único de Assistência Social – da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS.
“Na triagem do MDS, Rio Preto foi selecionado por contemplar quesitos fundamentais como ter famílias acolhedoras cadastradas e que recebem subsídios; lei que regulamenta o serviço; e, equipe profissional composta por psicólogos e assistentes sociais”, explica a consultora do governo federal.
Acompanhada da coordenadora do Serviço de Proteção Social Especial, Janaina Simão e da assistente social, Ligia Prado, ambas da Secretaria de Assistência Social de Rio Preto, Viviane visitou as dependências do Teia – Trabalho de Emancipação da Infância e da Adolescência.
O Teia tem como objetivo acolher crianças e adolescentes afastados provisoriamente do convívio familiar, através do Poder judiciário ou Conselho Tutelar, garantindo a integridade física, psicológica, oferecendo atendimento personalizado visando o retorno destas ao convívio familiar, quando possível. O projeto é mantido por meio de parceria da Semas e da Vara da Infância e Juventude e está descrito na Política de Assistência Social como serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes.
As crianças e adolescente são acolhidos em casas lares e famílias acolhedoras extensas, ou seja, que têm laços consanguíneos com o menor, para reintegração familiar. “Essa é uma característica diferente e interessante em Rio Preto. Levaremos essa experiência positiva da cidade ao MDS até para que outros municípios também conheçam o trabalho”, ressaltou a consultora técnica.
Outro serviço que chamou atenção foi o trabalho desenvolvido com adolescentes, na República Monitorada. “Eles são preparados para a vida adulta e muitos reintegrados a comunidade. Sabemos o quanto é difícil a adoção ou reinserção familiar desse público com 18 anos”, destaca Viviane. As visitas foram realizadas entre os dias 10 e 12 desta semana.
Além de Rio Preto, também estão entre os selecionados os municípios de Joinville, Xanxerê, Pinhalzinho, São Bento do Sul, Camaçari, Caculé, Óbidos, Araguaína, Foz do Iguaçu, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: