sábado, 15 de março de 2014

Correios lançam selos em homenagem às cidades-sede da Copa do Mundo



A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou, no ultimo dia 31 de janeiro, uma emissão especial de selos, de tiragem limitada com 600 mil exemplares, "Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ - Cidades-Sede", que traz 12 novas versões sobre as cidades-sede do evento que será disputado no Brasil em junho. Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo foram contempladas e a arte dos selos foi desenvolvida a partir dos cartazes oficiais de divulgação de cada uma dessas cidades. A arte-finalização das imagens ficou a cargo do artista Daniel Effi, funcionário do DEFIP – Departamento de Filatelia e Produtos da ECT, que utilizou a técnica de computação gráfica.
Cada selo custa R$ 1,20 e pode ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline). 
HISTÓRICO
A Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ reunirá 32 seleções que disputarão jogos em 12 cidades brasileiras, de 12 de junho a 13 de julho, de 2014. Os selos postais desta emissão focalizam essas cidades-sede: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, por meio dos Cartazes Oficiais das cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.
A abertura do torneio ocorrerá na cidade de São Paulo, no dia 12 de junho. Ela foi destacada no Cartaz Oficial das cidades sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ como uma metrópole onde milhares de pessoas vivem, se emocionam, comemoram e respiram futebol juntos, na maior cidade do Brasil.
O selo de Belo Horizonte reflete imagens que decoram o exterior da Igreja de São Francisco de Assis, do conjunto da Pampulha, formando os pentágonos da bola. Também, na região sudeste do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro foi ilustrada por uma silhueta e a bola em um gesto descontraído, formando um coração no centro de várias camadas, expressando o amor do carioca pelo futebol. Cada camada simboliza um aspecto da cidade: a praia, a montanha, o Pão de Açúcar, o mar e o céu.
A cidade de Manaus representa a região norte do País. A ilustração focaliza uma característica única: no coração da maior floresta tropical do mundo, todos são torcedores por natureza.
A arte do selo de Brasília tem como imagem central uma referência à Catedral. O jogador de futebol composto de várias cores, reflete todas as etnias que compõem a sociedade brasileira e, também, os jogadores dos 5 continentes. A outra cidade da região centro-oeste é Cuiabá. O cartaz reuniu a alegria do evento expressada nas cores vivas e variadas e o futebol, representado pela bola nos pés do jogador.
A região sul do Brasil é representada por Curitiba e Porto Alegre. A alegoria escolhida para Curitiba estampa a imagem de uma araucária estilizada, que se ergue para o infinito, feito taça de luz. Já o retrato de Porto Alegre é a Usina do Gasômetro, cartão-postal da cidade, um atleta chutando a bola e a explosão deste movimento.
Salvador, Recife, Natal e Fortaleza são as 4 cidades do nordeste brasileiro que, também, serão palco da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Salvador traz destacado em sua paisagem o Elevador Lacerda, um ícone admirável para os visitantes, por sua beleza, e importância para os moradores, pelo seu aspecto funcional. A cena de Recife traz a essência de um lugar litorâneo, repleto de movimento, arte e alegria. A ligação entre o Frevo e o Futebol é a tônica da arte. Os braços abertos da ilustração da cidade de Natal, envoltos às cores da bandeira nacional, simbolizam a receptividade para o maior evento de futebol do planeta. A alegria do povo de Fortaleza de receber a competição é demonstrada por uma explosão de euforia, cultura e beleza em uma mistura de cores vibrantes que se movimentam como ondas do mar e raios de sol.
Com essa emissão em homenagem às 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, os Correios, por meio do Programa Filatélico Comemorativo Oficial da Copa do Mundo da FIFA™, registram a importância histórica deste evento nestas cidades e para todo o Brasil.


Nenhum comentário: