sábado, 8 de fevereiro de 2014

Selos homenageiam parceria entre Brasil e Quênia


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou no dia 12 de dezembro de 2013, nas cidades de Brasília (DF) e Ipu (CE), dois selos (de emissão especial) da Série Relações Diplomáticas: Brasil – Quênia: a Bica do Ipu, bioma importante do nordeste brasileiro e a Zebra-de-Grevy, animal em grande risco de extinção, protegida em reservas do Quênia, na África.

Sobre os selos


Zebra-de-Grevy - O selo registra uma espécie de equídeo existente na fauna africana, a Zebra-de-Grevy. Para reproduzi-la, foi utilizado o recurso fotográfico, buscando destacar as características do adulto e do filhote, bem como seu habitat. Podem-se observar ambos de corpo inteiro, com o padrão característico de listras finas, pretas e brancas na mãe e de tom amarronzado no filhote. Foram utilizadas as técnicas de fotografia por Elsie Rotenberg e computação gráfica por Daniel Ferreira – DEFIP.


Bica do Ipu - O selo traz a reprodução de uma foto da Bica do Ipu, queda d’água do Rio Ipuçaba, localizada no município brasileiro de Ipu no estado do Ceará. Na imagem destacam-se a altura da cachoeira, que despenca sobre um grande paredão de granito, bem como uma vasta vegetação ao seu redor, juntos formando uma belíssima paisagem. Foram utilizadas as técnicas de fotografia por Ricardo Martins Aragão e computação gráfica por Daniel Ferreira – DEFIP.
Foram impressos 360 mil selos, sendo 180 mil de cada motivo com valor facial de R$ 2,90 e podem ser adquiridos nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

HISTÓRICO
Quênia - Zebra-de-Grevy
Quênia, oficialmente República do Quênia, é um país soberano na África Oriental, com uma população de cerca de 40 milhões de habitantes. Sua capital, e maior cidade, é Nairobi, com mais de 4 milhões de pessoas. A língua oficial do país é o inglês e a língua nacional o Kiswahili. Além disso, há mais de 40 tribos quenianas que falam mais de 80 dialetos diferentes.
A agricultura no país emprega 80% da população, contribui com 20% do PIB e é responsável por 50% das exportações. No entanto, o turismo é a maior fonte de renda para o país.
Com um dos melhores Safaris do mundo, o Quênia oferece inimaginável oportunidade aos visitantes de admirarem animais raros e exóticos em surpreendentes números. Cinquenta e seis Parques Nacionais e Reservas abrigam magníficos gatos, as maiores manadas de elefantes do mundo, o rinoceronte branco e preto, ameaçado de extinção, e outras espécies não encontradas em nenhum outro lugar na Terra.
A Grande Migração, fenômeno que ocorre no país, é uma história única de movimento, sobrevivência e rendição. Esse acontecimento natural, gigantesco, é considerado uma das novas maravilhas do mundo moderno. Com 1,3 milhões de gnus, mais de 200.000 zebras e 18.000 antílopes, a grande migração é a árdua jornada de animais seguindo as chuvas enquanto buscam a grama fresca rica em fósforo. Esse magnífico evento representa a luta pela sobrevivência dos animais através de inúmeros ataques de predadores famintos, incluindo leões, chitas, leopardos e crocodilos.
Esse é o Quênia: Selvagem, Raro e Incomparável!
O selo postal destaca a Zebra-de-Grevy (Equus grevyi), também conhecida como “zebra imperial”, descrita pela primeira vez pelo naturalista francês Émile Oustalet, em 1882, que lhe atribuiu o nome em homenagem a Jules Grévy, então presidente da França.
A Zebra-de-Grevy é encontrada somente nas reservas do Quênia, como nos Parques Samburu e Buffalo Springs, e áreas isoladas da Etiópia.
Essa espécie de zebra é considerada ameaçada de extinção pela IUCN (International Union for Conservation of Nature). Sua população diminuiu de 15.000 para 3.000 indivíduos, desde 1970. No entanto, a partir de 2008, sua população permanece estável.
A Embaixada do Quênia, em Brasília, se sente honrada com a emissão do selo postal em homenagem à parceria entre os dois países. Em 2013, o Quênia celebra o seu jubileu – 50 Anos de Independência – 1963 a 2013. A Embaixada e toda a Nação queniana se orgulha da paz, prosperidade e desenvolvimento de todos os setores nos últimos 50 anos. (Fonte: H.E. Kirimi P. Kaberia – Embaixador – Embaixada da República do Quênia, Brasília)
Brasil - Bica do Ipu
A Bica do Ipu constitui uma das belezas naturais da Chapada da Ibiapaba, na zona norte do Ceará. Encontra-se na Área de Proteção Ambiental (APA), criada em 26 de janeiro de 1999, por meio de decreto do governo federal.
Além da Bica, a APA compreende trechos de encostas e os setores elevados da Serra da Ibiapaba, também conhecida por Serra Grande, e as nascentes dos riachos Ipuçaba e Ipuzinho. A área total da reserva é de 3.484,66 hectares e visa proteger as comunidades bióticas nativas, os recursos hídricos e o solo.
A Bica do Ipu localiza-se a 2 km do município de Ipu, com acesso por estrada asfaltada e a 290 km de Fortaleza. Dão acesso a Ipu a BR 020 e a BR 222, com conexões de estradas estaduais.
A vegetação no entorno da Bica é exuberante, formada de grandes e pequenas árvores que acompanham o paredão de granito onde está localizada a cachoeira. Veem-se ipês amarelos, roxos, jatobás, ingazeiras e árvores com flores diversificadas, formando uma policromia que encanta os que contemplam a paisagem.
A fauna da região também é rica e protegida por lei. Existem diversas espécies de animas: tatus, pebas, tejuaçus, cotias, camaleões, macacos, sagüis e muitos répteis. Além deles, pássaros saúdam com seus cantos maviosos o espetáculo da natureza.
Com uma queda de 130 m de altura, as águas do riacho Ipuçaba proporcionam um espetáculo de beleza ímpar. Na estação invernosa, notadamente nos meses de março, abril e maio, as águas do Ipuçaba se avolumam, causando grande ruído que pode ser ouvido a distância.
Fenômeno que deslumbra o visitante é a luta renhida entre as águas que se jogam do alto da serra e o vento que sopra forte de baixo para cima tentando impedir a sua queda. Parece não haver vencedor por alguns instantes. As águas ficam como que paradas no ar, espalhando-se pelas laterais, formando o que se chama “Véu de Noiva”. O turismo é um dos pontos fortes da economia da cidade, atraindo visitantes das cidades vizinhas, do Estado e do Nordeste.
A Bica do Ipu é conhecida no Ceará e no Brasil por ter sido cenário do poema em prosa Iracema, de José de Alencar, um dos maiores nomes da literatura brasileira. Iracema, “a virgem dos lábios de mel” pertencia à grande nação tabajara que habitava as terras do Ipu e banhava-se, segundo a lenda, na famosa cascata, onde se deu o encontro entre a bela índia e o colonizador português Martim Soares Moreno. O livro Iracema já foi traduzido para as principais línguas modernas, o que leva longe os encantos da Bica do Ipu.
Por meio dessa emissão de selos, os Correios divulgam, nacional e internacionalmente, a beleza natural e os encantos da Bica do Ipu. (Fonte: Carlos Sérgio Rufino Moreira – Prefeito Municipal de Ipu/CE).


Nenhum comentário: