sábado, 21 de setembro de 2013

Correios lançam selo do Monumento Marco Zero


No próximo domingo (22), às 17h, os Correios lançam a emissão especial “Marco Zero, Amapá: o meio do mundo”. O evento ocorre onde está localizado o monumento. 
Trata-se de uma edificação de 30 metros de altura, dotada de um círculo na parte superior, por meio do qual é possível visualizar o Equinócio, momento em que o sol cruza a linha imaginária, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração.

Sobre o selo – De autoria da artista Fernanda Almeida, o selo evidencia a verticalidade do Monumento do Marco Zero. Ao fundo, destaca-se o mapa da América do Sul, com o Amapá realçado na cor salmão. Uma representação da linha do Equador passa pela capital do Estado, Macapá, local onde se encontra o monumento. Em primeiro plano, destacam-se a vista do terraço do ponto turístico, com o monumento referente à divisão dos hemisférios, e algumas árvores do entorno. É possível ver, também, imagens dos turistas que visitam o local diariamente. A técnica utilizada foi pintura digital.
Depois de receber o carimbo comemorativo, também alusivo ao tema, a peça filatélica passará a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília, e servirá como fonte de pesquisa e registro histórico e sociocultural do País.
Por meio desta emissão, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos chama a atenção para a importância turística do Monumento do Marco Zero do Equador, bem como destaca culturalmente o Estado do Amapá, conhecido como “O Meio do Mundo”, homenagem que honra imensamente os amapaenses. 
Serão impressas 360 mil unidades do selo, com valor facial de 1º Porte Carta Comercial, atualmente R$ 1,20 e pode ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).


Histórico
Não há dúvida de que o cartão-postal de uma cidade fala muito sobre ela, primordialmente sobre suas principais atrações. Meio do mundo. Meio de tudo. Tudo do meio. Meio de partes. Meio de dois. O ponto equidistante entre dois polos, que, sejamos justos, em vez de separar, une os dois hemisférios. Nesse jogo quase matemático, a única equação realmente perfeita é que o tudo de dois acaba virando um só: o Amapá. O único Estado Brasileiro que tem a capital “cortada” pela linha imaginária do equador e que ata os hemisférios. O único lugar do mundo em que o maior rio da Terra cruza com o equador. Não existe endereço mais singular; irresistível a um convite de visita, como este feito por um dos nossos mais queridos poetas, o cantor e compositor Zé Miguel: “[...] é fácil meu endereço, vá lá quando o sol se pôr, na esquina do rio mais belo, com a linha do equador.” Amapá, lugar de um povo de uma cultura impecável, de um povo hospitaleiro, de uma culinária exótica, de histórias surpreendentes e milhões de encantamentos.
Milhões de encantamentos e uma riqueza especial que faz o sol brilhar mais forte e perfeito duas vezes ao ano. Esse tesouro é o fenômeno do equinócio, que ocorre na capital do estado, Macapá, podendo ser melhor observado nos meses de março e setembro no Monumento do Marco Zero do Equador.
O monumento foi construído para registrar a evidência geográfica da Linha do Equador, exibindo um obelisco que é representado por um relógio solar. Está posicionado estrategicamente entre os hemisférios norte e sul, o que permite aos visitantes caminharem sobre um marco físico correspondendo a linha imaginária.
A observação, feita a olho nu, é harmoniosa e atrai diversos turistas de todo o Brasil e do mundo, é quando a capital fica “radiante” de estudiosos, pesquisadores, místicos e admiradores que se reúnem no monumento.
Localizado há 5km do centro da cidade de Macapá, é constituído por um terraço, espaço para show, salão para exposição, loja para venda de produtos artesanais e amplo estacionamento.
O monumento encontra-se no Parque do Meio do Mundo, um complexo turístico que inclui também o Estádio do Zerão, onde a linha que divide o campo de futebol corresponde à linha imaginária do Equador; o Sambódromo - palco de desfile das escolas de samba, e nele, a Escola Sambódromo de Artes Populares. (Fonte: Dorival da Costa dos Santos – Secretário do Estado do Turismo do Amapá). 


Nenhum comentário: