terça-feira, 26 de março de 2013

Prefeitura decreta estado de emergência em dengue e Mutirão preventivo no Cidadania


O prefeito de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopes da Silva, decretou nessa terça-feira, dia 26/3, estado de emergência em dengue. A ação visa otimizar a busca de recursos extras junto aos governos estadual e federal, além de possibilitar a ampliação das medidas de controle.
O anúncio foi feito durante entrevista coletiva à imprensa com participação do prefeito, do secretário de saúde, Valter Negrelli Júnior, do coordenador do setor de vetores da Secretaria de Saúde, Abner Henrique de Souza Alves, e da coordenadora de agravos não transmissíveis, Andréia Francesli Negri Reis.
O decreto será publicado nessa quarta-feira (27/3), no Diário Oficial do Município.
Hoje, Rio Preto tem 2.962 casos positivos de dengue, com registro de um óbito. Outros 5.520 casos suspeitos aguardam resultado de exames.
Segundo o prefeito Valdomiro Lopes, um dos motivos que levou ao decreto é a constatação de que 90% dos casos de dengue em que foram isolados o sorotipo do vírus eram do tipo 4, o qual a maior parte da população ainda não tem imunidade, visto que os primeiros casos na cidade e no Brasil foram registrados em 2011.
“É um sorotipo novo em todo o País, que nos preocupa e antes que a situação se agrave nos adiantamos, visando garantir por meio da solicitação de recursos extras ampliação do atendimento à população, além de expansão das ações de campo no que se refere à prevenção e controle da doença’”, afirmou o prefeito.
Em todo o País, somente neste ano, mais de 25 municípios já decretaram estado de emergência em relação à dengue, nos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, com destaque para os municípios paulistas de Barretos, Leme e Sorocaba.
Em todo o Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, no último mês de janeiro, 267 municípios estavam em situação de risco para dengue, 487 cidades em alerta e 283 em situação satisfatória. O levantamento nacional traz ainda que 204 mil pessoas contraíram a doença nas primeiras sete semanas deste ano, quase o triplo do mesmo período do ano passado, com 70.489 registros.

Saúde realiza mutirão 
preventivo no Cidadania 

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza nessa quarta-feira (27/3), noite preventiva de saúde na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Parque da Cidadania, região norte do município.
Com atendimento em horário diferenciado, das 17 às 21 horas, a unidade vai oferecer exames como papanicolaou, próstata (PSA), aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
Os pacientes também serão orientados sobre planejamento familiar, como cirurgias de laqueadura e vasectomia, além de poderem ser avaliados quanto à saúde bucal e tratamento antitabagismo.
Serão realizados ainda testes para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais e atualização do calendário vacinal.

Nenhum comentário: