quarta-feira, 27 de março de 2013

Assistência Social inicia construção da vigilância sócioassistencial e Seminário sobre drogas


A Secretaria de Assistência Social de São José do Rio deu início à construção da Vigilância Socioassistencial no município. Profissionais da pasta estiveram reunidos nesta semana com a secretária Helena Cristina Marangoni e a consultora especializada da área de vigilância, Dirce Koga.
A Vigilância Socioassistencial é uma área vinculada à gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e tem como objetivo a produção e a sistematização de informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos.
A Vigilância considera ainda as diferentes etapas da vida do cidadão, desde a infância, passando pela adolescência, idade adulta e terceira idade. Entre suas tarefas, está o acompanhamento dos padrões de oferta dos serviços nas unidades da assistência social, produzindo e sistematizando informações que demonstrem a qualidade dos serviços ofertados.
O objetivo, de acordo com a secretária Helena Marangoni, é efetivar as políticas públicas de assistência social em Rio Preto, como preconiza a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS nº 8742/93. “A criação da vigilância irá nortear e melhorar ainda mais, muitos dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria hoje, frente a demanda populacional”, pontua a secretária.
A vigilância, como estabelece o artigo 2º da LOAS, visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias, e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos.
De acordo com a consultora Dirce Koga, o ponto de partida para consolidação do processo da Vigilância Socioassistencial é o próprio conhecimento acumulado das equipes técnicas da Secretaria. “É um processo coletivo institucional de implementação e valorização do conhecimento da realidade social e da dinâmica da gestão da política de assistência social, bem como da constituição de uma área específica que sistematize esse conhecimento, e produza subsídios que fortaleçam e contribuam para a efetivação da proteção social e dos direitos socioassistenciais”, ressalta Dirce.
O trabalho será desenvolvido em etapas, durante todo o ano, e envolverá todos os coordenadores, equipe técnica e funcionários da Secretaria de Assistência Social.
Quem é Dirce Koga
Autora de vários livros na área de Assistência Social, Dirce Koga, é Pós Doutora em Serviço Social pela PUC/SP e doutorado pela mesma instituição com o Tema: “Cidades territorializadas entre enclaves e potências” (2001). Dirce atuou como Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social - Prefeitura de São Paulo , na área de Vigilância da exclusão social e apoio à pesquisa e informações georreferenciadas sobre a cidade de São Paulo na efetivação da política de assistência social. Além de atuar em outras instituições de ensino no país e no exterior, também foi Consultora do Mapa da exclusão/inclusão social da cidade de São Paulo; de Santo André;  região de Piracicaba-SP; Guarulhos; Campinas; Piracicaba; Goiânia; Diadema; e, João Pessoa.

Prefeito participa de
 seminário sobre drogas

O prefeito Valdomiro Lopes e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, primeira dama Eliana Lopes, participaram nesta segunda-feira (24/3), da abertura do Seminário “Drogas Por quê? Desafios Para a Educação”. O evento foi realizado pela Fundação Milton Campos em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), na Câmara Municipal.
“O município está trabalhando na capacitação dos profissionais para enfrentarmos esse quadro social, em todo o mundo, em relação as drogas”, enfatizou o prefeito Valdomiro. O evento em Rio Preto integra a Etapa São Paulo da agenda de seminários de capacitação promovidos pela Fundação em todo o Brasil.
Participaram do encontro a coordenadora da Fundação Milton Campos, Ellen Konrad, o Tenente Coronel Ivano Pedro Rodrigues Filho, do CPI-5 da Polícia Militar, o Tenente Diego Moraes Machado, do 13º Grupamento de Bombeiros, a secretária municipal de Assistência Social, Helena Marangoni, o professor Osvaldo, representando a Diretoria Regional de Ensino e a assessora da Secretaria Municipal de Educação, Rosa Mary Cordova, além de representantes das áreas da educação, saúde e assistência social.
O objetivo foi capacitar todos os integrantes tornando-os multiplicadores eficientes na prevenção ao uso indevido de drogas.
As palestras e dinâmicas foram proferidas pela psicóloga e mestre em Educação Vera Da Ros e da psicóloga Maria Cecília Fallani, que abordaram temas como os fatores de risco e de proteção e a prevenção do uso indevido de drogas nas escolas.

Nenhum comentário: