segunda-feira, 25 de março de 2013

Fiscais da Vigilância Sanitária de São José do Rio Preto intensifica fiscalização em peixarias


Fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realizam dessa segunda, dia 25/3, até a próxima quinta-feira, dia 28/3, a Operação Semana Santa, em peixarias, hipermercados e supermercados do município.
A ação tem por objetivo verificar a procedência, condições de armazenamento e conservação de pescados nesses estabelecimentos.
Caso algum estabelecimento visitado esteja em desacordo com a legislação vigente, ele poderá ser autuado e sofrer a penalidades previstas em lei, que vão de multa a interdição, além de apreensão e posterior inutilização de produtos.
Orientação
De acordo com a Vigilância Sanitária, comprar peixe e frutos do mar exige cuidados extras, por se tratar de um alimento que, se mal conservado, pode se estragar rapidamente, tornando-se inapropriado para o consumo.
Antes da compra, o consumidor deve observar se na embalagem do produto consta registro em órgão de inspeção oficial (SIM, SISP ou SIF), dados do fornecedor e data de validade. O consumo de produtos de origem animal sem inspeção fiscal pode causar problemas graves à saúde como diarréias, vômitos, náuseas e dores abdominais. 
No caso do peixe fresco, a dica é olhar se as escamas estão firmes e resistentes e as brânquias com cor rosada ou vermelho intenso. Já a membrana que reveste a guelra deve ter consistência rígida e oferecer resistência ao manuseio.
DICAS PARA CONSUMO DE PEIXES
Peixe fresco - Deve estar livre de contaminantes: físicos (areia, plásticos e/ou poeira) e biológicos (manchas causadas por fungos ou bactérias e/ou moscas
Aparência - escamas bem firmes e resistentes. Devem estar translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes 
Pele - úmida, tensa e bem aderida 
Olhos - devem ocupar toda a cavidade, estarem brilhantes e salientes 
Membrana que reveste a guelra: consistência rígida e deve oferecer resistência à abertura. A face interna deve estar brilhante e os vasos sanguíneos cheios
Brânquias - devem estar com cor rosada ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes
Odor, sabor e cor - característicos da espécie 
Conservação – pescados devem ser mantidos sob refrigeração ou sobre espessa camada de gelo 
Peixe congelado 
Conservação: verifique se o produto está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por um processo de descongelamento. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve a temperatura diminuída temporariamente. Deve apresentar no rótulo a denominação de venda, data de validade, país de origem, prazo de validade, selo de inspeção federal e outras informações obrigatórias
Peixe salgado seco 
O produto deve ser armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos. É importante também verificar se não há presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável, que indicam que o produto não está bom para o consumo. 
Fonte – Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto e Agência Nacional de Vigilância Sanitária 

Nenhum comentário: