sábado, 30 de março de 2013

Correios lançam selos alusivos ao Dia Mundial da Água


No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, os Correios e o Ministério das Comunicações lançaram um bloco com dois selos de emissão especial, de tiragem limitada com 150 mil exemplares, sobre o Ano Internacional de Cooperação pela Água – 2013, estabelecido pela ONU.
O evento foi realizado no Museu Nacional, em Brasília (DF), durante a abertura do Seminário “Água, Comunicação e Sociedade no Ano Internacional da Cooperação pela Água”.
A água também é tema, em 2013, do Concurso Internacional de Cartas da União Postal Universal (UPU), organizado no Brasil pelos Correios. Aberto a estudantes de até 15 anos, o concurso convida o participante para “escrever uma carta a alguém, explicando por que a água é um recurso precioso”, despertando o interesse pela escrita e a consciência ambiental.


Sobre o bloco – O artista Leandro Lima, por meio da técnica de ilustração digital, criou a imagem de um bloco composto por dois selos representando o uso pacífico e sustentável dos recursos hídricos, por meio do uso de um conta gotas que passa dentro, fora e ao redor do globo. A água é mostrada de forma cíclica, simbolizando o uso sustentável. O desenho demonstra, também, a sua acessibilidade para todo o planeta. A arte possui detalhes que transmitem os efeitos concebidos à Terra e às pessoas pela água: um pedaço de solo árido sendo tomado pelo verde, árvores, plantação e o saciamento sugerem desenvolvimento humano, integridade do meio ambiente e erradicação da pobreza e da fome. Acima do bloco, encontra-se a logomarca do Ano Internacional de Cooperação pela Água - 2013. Inspirado nessa marca, ao fundo, existe uma quantidade abundante de água em movimento para dar ritmo orgânico, vida e reforçar a composição. 
Com valor facial de R$ 2,75 cada selo (R$ 5,50 o bloco), a peça filatélica pode ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline). 
Por meio dessa emissão, os Correios marcam a importância do Ano Internacional de Cooperação pela Água para a reflexão acerca da necessidade de alternativas viáveis para garantir o acesso social aos recursos hídricos, bem como divulgam a cooperação pela água em seus diversos aspectos.
Histórico
Em dezembro de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2013 como o Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação pela Água, com base em proposta apresentada por um expressivo grupo de países membros da iniciativa UN-Water, que também concordaram que o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2013, fosse dedicado ao mesmo tema. Em agosto de 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-UNESCO foi oficialmente nomeada para liderar a preparação deste Ano Internacional e do Dia Mundial da Água de 2013.
A cooperação pela água é multidimensional por natureza e engloba fatores culturais, educacionais e científicos, assim como aspectos religiosos, éticos, sociais, de gênero, políticos, legais, institucionais e econômicos. Uma abordagem multidisciplinar é essencial para reunir as muitas facetas implícitas no conceito e mistura-os em uma visão holística. Além disso, para que a cooperação pela água seja bem-sucedida e sustentável, é necessário o entendimento comum sobre as necessidades e desafios envolvidos na questão da água.
Evento paralelo organizado pela UNESCO e UN-Water, realizado durante a Conferência Rio+20, em 19 de junho de 2012, chamou a atenção de lideranças mundiais sobre o tema da cooperação pela água. Líderes mundiais e especialistas anunciaram que a cooperação pela água não é mais uma questão de escolha, agora é uma necessidade imperativa.
Em sua intervenção nesse evento, o Diretor-geral Adjunto Hans D’Orville explicou que “um dos objetivos principais do Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação pela Água em 2013 é iniciar, analisar e atingir o entendimento comum sobre a essência da ‘cooperação pela água’. A cooperação pela água refere-se à gestão e ao uso pacífico dos recursos hídricos, entre os vários atores e setores e em diferentes níveis. De fato, isso consiste em uma ação conjunta em direção a fins comuns e benefícios mútuos.” Ele enfatizou ainda que: “Fazer do mundo um ‘lugar melhor’ somente será possível por meio da boa vontade global coordenada, cooperativa e interdisciplinar, que nascerá da conscientização de que é possível uma mudança de paradigma, e que sociedades verdes inclusivas têm início nas mentes dos homens e das mulheres. E que a água pode ser o denominador comum para começar esse processo.”
Na liderança da UNESCO, o Ano Internacional e o Dia Mundial da Água terão foco predominante na construção de respostas para a cooperação pela água. A água é fundamental para o desenvolvimento sustentável, em particular para a integridade do meio ambiente e a erradicacão da pobreza e da fome, é indispensável para a saúde e o bem-estar humano e é crucial para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).
Os momentos de escassez de água contribuem para conflitos de intensidade e de escala variadas. Ainda que esses conflitos possam parecer localizados, eles possuem efeitos mais amplos, como o deslocamento de pessoas, as migrações em massa, a interrupção da subsistência, o colapso social e os riscos para a saúde. Todas essas situações deixam as suas marcas na comunidade global.
Segundo a Resolução das Nações Unidas RES 65/154, que institui o Ano Internacional de Cooperação pela Água, “o cumprimento do objetivo de reduzir à metade o percentual de pessoas sem acesso sustentável à água potável e a serviços básicos de saneamento avança de forma lenta e desigual, enquanto a mudança climática mundial e outros problemas repercutem negativamente na quantidade e na qualidade da água.” O documento reconhece ainda o papel fundamental que o Ano Internacional pode ter, por exemplo, no fortalecimento do diálogo e na cooperação em todos os planos.
A Resolução estimula os países membros das Nações Unidas, o Sistema ONU e a todos que aproveitem o Ano Internacional para promover atividades em todos os níveis, incluindo por meio de cooperação internacional, a fim de alcançar os objetivos relacionados com a água estabelecidos em diversos acordos internacionais. (Fonte: Lucien André Muñoz – Representante da UNESCO no Brasil). 


Nenhum comentário: