terça-feira, 26 de março de 2013

Católicos vivem a última semana da quaresma


Todo ano, fiéis católicos do mundo inteiro, passam por um período de santificação e reflexão. A semana que precede a Páscoa cristã é a Semana Santa, por apresentar a preparação mais próxima do evento maior do cristianismo durante o ano religioso. 
 Começa com o Domingo de Ramos, quando se benze ramos de oliveira ou de palmeiras, e se lê o texto evangélico da entrada solene de Jesus em Jerusalém. O ramo bento colocado em uma cruz, em cada lar ou sobre algum túmulo no cemitério, simboliza a força da vida e a esperança da ressurreição. A Igreja convida os fiéis a contemplarem os padecimentos do Cristo no caminho para o calvário. 
 Na Quinta-feira Santa, celebra-se o ceia do senhor, ou seja, a instituição da missa com a tradicional cerimônia do Lava-pés. Ao fim da missa, tem início a cerimônia da adoração do Santíssimo Sacramento, com o tradicional canto em latim Tantum Ergo Sacramentum (tão grande sacramento), ou Pange Língua Gloriosi (Canta, minha língua) 
 Na Sexta-feira Santa, não se celebra missa ou qualquer sacramento. É dia de silêncio, recolhimento e de comungar as hóstias consagradas na véspera. Após a leitura do relato da Paixão, realizam-se as procissões da Via-Sacra ou Caminho da Cruz, com suas quinze estações. Também são feitas as grandes preces da igreja pelo mundo e a adoração da cruz, que nasceu em Jerusalém e foi absorvida em Roma no século VII. Ao final da cerimônia, oferece-se a comunhão eucarística. 
 A última noite da semana é a chamada Vigília Pascal, ou Sábado Santo, normalmente celebrada na noite de sábado ou na madrugada do Domingo de Páscoa. Essa festa é móvel, sendo celebrada no primeiro domingo depois da lua cheia do outono. Ao meio-dia do sábado, costuma-se "malhar o Judas", ou seja, bater ou queimar um boneco de pano. Tal atitude representa o repúdio dos cristãos à traição de Judas Iscariotes, que vendeu seu mestre aos algozes. 
 O Padre Leonildo Pierin, explica que esse tempo é usado para refletir. "Esse tempo de jejum, que é a Quaresma, é um tempo de reflexão e mudança e nessa Semana Santa, temos que nos voltar à Cristo, estar atento ao comportamento", explica.
 Saiba mais:
 1. O que é a Semana Santa?
 A Semana Santa é a última semana da Quaresma, na qual a Igreja se prepara para a Páscoa, meditando os últimos dias da vida de Cristo. Tem início no Domingo de Ramos e termina com o Tríduo Pascal.
 2. O que é o Domingo de Ramos?
 É o último domingo da Quaresma, antes da Páscoa, no qual é recordado, com a bênção e a procissão dos ramos, a entrada gloriosa de Cristo humilde em Jerusalém.
 3. O que é o Tríduo Pascal?
 O Tríduo Pascal é o ponto culminante do ano litúrgico, que se estende nos 3 dias da quinta-feira Santa à Páscoa, no qual a Igreja celebra os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.
 4. O que é celebrado na quinta-feira Santa?
 Tradicionalmente, de manhã, o Bispo e todos os sacerdotes da diocese concelebram a Missa Crismal onde os óleos santos são benzidos.
 Ao fim do dia dá-se início ao Tríduo Pascal, com a Missa da Ceia do Senhor que lembra a instituição da Eucaristia e o lava-pés de Jesus aos apóstolos.
 5. O que acontece no fim da Missa da Ceia do Senhor?
 As hóstias consagradas na Missa são guardadas num sacrário provisório, para serem distribuídas na 6ª-feira Santa. Os sinos calam-se até à Vigília Pascal, retira-se a toalha da mesa do altar, e os fiéis deixam a igreja em silêncio como sinal de respeito, pois é a noite em que Jesus, em agonia no horto, é traído e preso pelos soldados, prenúncio dos acontecimentos da 6ª-feira Santa.
 6. O que comemoramos na sexta-feira Santa?
A Igreja não celebra a Eucaristia, mas a Celebração da Paixão do Senhor, na qual a cruz, elemento principal deste dia, é adorada pelos fiéis.
 A 6ª-feira Santa lembra a condenação, os maus-tratos, o caminho da cruz (Via-sacra), a crucificação, a morte e a sepultura que Jesus aceitou para nossa redenção.
É dia de jejum e abstinência, de alguma tristeza e recolhimento, e é aconselhável guardar algum silêncio pelas 3 horas da tarde, hora da morte do Senhor.
 7. O que é o Sábado Santo?
 É um dia de silêncio e espera.
Não se pode celebrar os sacramentos do batismo e do matrimônio. A partir do pôr-do-sol, a Igreja começa a celebração da Ressurreição do Senhor com a Vigília Pascal.
 8. O que é a Vigília Pascal?
 A Vigília Pascal é a noite santa, "mãe de todas as santas vigílias", na qual a Igreja aguarda a Ressurreição de Cristo com expectativa vigilante e jubilosa.
 9. O que acontece na Vigília Pascal?
 - Bênção do lume e do círio pascal, símbolo da luz de Cristo ressuscitado.
- Anúncio da Páscoa e leitura das grandes etapas da História da Salvação na liturgia da Palavra.
- Volta-se a cantar o "Glória", a ouvir os sinos, e entoa-se o cântico pascal por excelência: o "Aleluia".
- Bênção da água baptismal, profissão de fé, e baptismo dos catecúmenos (pessoas que se prepararam para o Baptismo ao longo da Quaresma).
- Liturgia eucarística.
 10. O que celebra a Igreja no Domingo de Páscoa?
 A Igreja celebra, com grande alegria, o dia mais importante de todo o ano litúrgico: a Ressurreição do Senhor. A Páscoa é o triunfo de Cristo sobre a morte, que aparece vivo aos apóstolos e às santas mulheres. É fonte de júbilo e de esperança para os cristãos. Com a Páscoa inicia-se o Tempo Pascal. (Escrito por Dhoje Interior)

Nenhum comentário: